
Na última segunda-feira, 03, o vereador Novinho de Carlão resolveu de uma tacada só selar seu destino no processo eleitoral de 2026. Primeiro, desistiu do propósito de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa. Segundo, fechou apoio à candidatura de deputado estadual do atual presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho. Não satisfeito, abraçou a reeleição do deputado federal Mersinho.

Restou uma indagação. Os baluartes da oposição, quais sejam, o médico Gilbertão, ex-candidato a prefeito na campanha passada, e o ex-prefeito João Estrela, estariam alinhados com o vereador. Ou ele se resolveu por si só?
Pois bem, na dúvida, restou ao Blog Jucéilo Almeida procurar as respostas e obteve. Na tarde desta terça-feira, 04 Gilbertão nos informou que no momento não tem nomes para a estadual e federal para apoiar e que está muito cedo para se tomar decisões: “No momento não temos nenhuma decisão formada para federal ou estadual. Está muito cedo, ainda vamos conversar bastante até lá!”, disse o médico.
Diante os fatos, uma conclusão. Novinho de Carlão se desgarrou das lideranças da oposição e resolveu ser o protagonista de sua própria história. Porém, certamente terá dificuldades de impor uma aceitação do eleitorado sousense em especial ao vereador Dinho. Em Sousa, muito mais conhecido por citações no relatório da Operação Território Livre.

A se ressaltar a declaração de Gilbertão, o ex-vice-candidato a prefeito, André Gadelha, se isolou no seu objetivo de retornar à Assembleia, quando já não bastasse a querela dentro de casa. Ou seja, dividir votos com um primo.
Por fim, se as eleições fossem hoje o grupo de oposição de Sousa teria três candidaturas distintas de deputado estadual para trabalhar. Quiçá, quatro. Uma condição não recomendável uma vez que ao somar, estaria retalhando os votos.