
O Blog Jucélio Almeida entrevistou o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na última semana quando de sua presença na posse do presidente da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, em Brasília. Na ocasião, Farias destacou os primeiros passos na missão de encontrar o melhor norte para o processo de expansão e qualificação da UFCG.
Evasão estudantil
“Neste começo nós estamos entendendo como se encontra a situação orçamentária da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), com isso buscar implantar o que está estabelecido na nossa carta programa e atentar para um dos principais desafios que é a evasão estudantil e a baixa entrada de estudantes na universidade”.

Fortalecimento do orçamento
“Sim, estamos agora em Brasília para conversamos também com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) para entre outras coisas pleitearmos o reforço do nosso orçamento para que assim possamos realizar nossa missão com qualidade”.
Expansão dos projetos de extensão
“Um dos principais focos é a extensão. Precisamos derrubar os muros que separam a UFCG da sociedade. E assim vamos fazê-lo com nossos projetos de extensão. Em Sousa, por exemplo, nós temos o Núcleo de Práticas Jurídicas que atende a população que não tem condições de resolver questões junto à Justiça. Mas, também temos os hospitais universitários tanto em Campina Grande como Cajazeiras, hospital veterinário em Patos, enfim”.

A posse
Camilo Farias tomou posse no cargo de Reitor da UFCG na última sexta-feira, 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da Universidade em Campina Grande.
A solenidade, que ocorreu durante reunião extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, também marcando a posse da professora Fernanda Leal como vice-reitora.
Eleitos
Camilo Farias e Fernanda Leal foram eleitos com expressivos 61,32% dos votos válidos no segundo turno da consulta democrática à comunidade acadêmica da UFCG, realizada em dezembro de 2024. A nomeação oficial do novo reitor foi formalizada por meio de Decreto Presidencial publicado em Edição Extra do Diário Oficial da União em 14 de fevereiro deste ano.