
A discussão sobre interação social, comunicação e comportamento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não se limitou apenas à sessão especial que lotou as instalações internas da Câmara Municipal de Sousa naquela tarde/noite de 08 de abril. Vai mais além, em especial, quando se trata do conteúdo do Projeto de Lei nº 07/2025 de autoria do vereador George Sucupira.
Em sua propositura, George Sucupira recomenda a criação de uma Frente Parlamentar em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A referida Frente terá como prerrogativa a promoção de ações e iniciativas voltadas para a promoção da inclusão, proteção e garantia dos direitos das pessoas com TEA, bem como de fomentar o debate e a conscientização sobre o tema.
Conforme o vereador a Frente Parlamentar – a ser constituída por vereadores que se habilitem, vai funcionar como ponte entre os interesses de famílias com pessoas com TEA e as ações do Poder Público que visem garantir o cumprimento de direitos a quem autista, dentre eles acesso à saúde e educação.
“O objetivo da Frente é permitir a articulação entre o poder público, a sociedade civil, especialistas e instituições voltadas ao tema, promovendo um espaço continuo de escuta, proposição e fiscalização de ações governamentais. A intenção é unir forças para que o município de Sousa avance no cumprimento dos direitos assegurados e promova a verdadeira inclusão das pessoas com TEA”, disse George Sucupira.
Íntegra do PR nº 007/2025

