Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

cropped-banner-daesa-07.04.jpg
Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • NACIONAIS

Fugiu ou viajou? Após condenação à prisão Carla Zambelli já não se encontra mais no Brasil

Jucélio Almeida junho 3, 2025
Avião Carla

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) disse nesta terça-feira, 03, que deixou o Brasil e que pedirá licença do mandato. A deputada não disse em que país está, mas que se baseará na Europa.

O anúncio foi feito 20 dias depois de a parlamentar ser condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 10 anos de prisão pela invasão ao sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim, a princípio, buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e, agora, eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, afirmou a deputada em transmissão no YouTube.

Zambelli citou o correligionário, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também deixou o Brasil e se licenciou do cargo.

“Tem essa possibilidade da constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também’, disse.

STF apreendeu, mas devolveu passaporte a Zambelli

Em agosto de 2023, a deputada chegou a ter o passaporte apreendido por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no contexto das investigações sobre a invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ.

Deputada Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de cadeia e perda do mandato

Mas, o passaporte acabou devolvido e, portanto, Zambelli não teria restrição para deixar o país.

A saída do país, no entanto, pode levar o Supremo a tomar alguma medida – como a imposição de novas medidas cautelares, incluindo uma nova retenção de passaporte (clique aqui para entender).

Zambelli está sob ameaça de ter o mandato cassado

Com a condenação pela invasão aos sistemas do CNJ, Zambelli deve perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. A inelegibilidade não depende do trânsito em julgado da condenação – quando não cabe mais recurso – e passará a valer a partir da publicação da decisão de condenação.

A contagem desse período, no entanto, começará depois de cumprida a pena, o que na prática deixará a deputada pelo menos 18 anos longe da vida pública. Zambelli ainda poderá apresentar recursos contra a condenação, os chamados embargos de declaração.

A execução da pena varia caso a caso, mas o STF costuma determinar o início do cumprimento da decisão, com expedição do mandado de prisão, após a rejeição dos segundos embargos de declaração.

Com Globo.com

Continue Reading

Previous: Márcio das Bancas reivindica melhorias para os moradores de Xique-Xique na zona rural de Sousa
Next: Prefeito Helder Carvalho anuncia R$ 5 mi para pavimentação na zona rural de Sousa

últimas adicionadas

Zambelli
  • NACIONAIS

Zambelli tem prisão decretada e nome na lista vermelha da Interpol

Jucélio Almeida junho 4, 2025
Artur Bolinha
  • ESPORTE

Deu ré! Artur Bolinha desiste da renúncia à presidência do Treze

Jucélio Almeida junho 4, 2025
Bal Lins
  • REGIÃO

Bal Lins homologa licitação para construção de uma creche pré-escola no distrito de Boa Vista

Jucélio Almeida junho 4, 2025
Economia
  • PARAÍBA

PIB da Paraíba cresce e o Estado aparece entre as melhores economias do país

Jucélio Almeida junho 4, 2025
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.