
No contexto dos 76 anos da FIEPB uma data se constitui como fato preponderante para o resgate do processo de evolução da indústria da Paraíba. A chegada do empresário Cassiano Pascoal Pereira Neto à presidência da instituição. Dali em diante, uma incumbência para Cassiano Pereira. A responsabilidade de retirar das cinzas a FIEPB iniciando assim uma trajetória que conduzisse a maior referência dos anseios dos industriais do Estado à constituição de um novo capítulo em sua história. E, claro, diante da união de forças daqueles que nutriam de igual propósito como bem descreve o texto abaixo:
Abril de 2024, nasce uma nova FIEPB
Nove de abril de 2024. Aos olhos do calendário civil, poderíamos descrever esta data como o 100º dia do ano. Entretanto, para o setor industrial da Paraíba, a definição daquele nove de abril ultrapassou as fronteiras do calendário e adquiriu um significado marcante e especial: o de um dia histórico, que simboliza o início de um novo tempo para a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), com a eleição do empresário Cassiano Pascoal Pereira Neto para assumir a presidência da instituição e inaugurar um novo capítulo em sua história. Hoje (17), celebrando 76 anos de existência, a instituição traça novos caminhos, com metas alcançáveis e com pessoas dispostas a dar as mãos para edificar este novo tempo.
Com uma trajetória sólida e respeitada no setor industrial do estado, Cassiano Pereira absorveu, representou e deu visibilidade a um sentimento coletivo que há anos ansiava por renovação, alternância e novos rumos na gestão da “Casa da Indústria Paraibana”, umas das mais tradicionais, importantes e influentes entidades representativas do estado, que em 2025 celebra 76 anos de história.
“Os tempos que virão a partir de agora terão como prioridade a indústria e a humanização das nossas ações. Temos um programa de gestão que foi elaborado com responsabilidade para que os compromissos assumidos sejam cumpridos e a FIEPB retome a sua jornada de trabalho, credibilidade e representatividade junto à sociedade paraibana”, foi o que afirmou, à época, Cassiano Pereira, após a conclusão do processo eleitoral.
E, desde então, assim tem sido feito. Para honrar os compromissos assumidos e construir, com muito trabalho, este novo e próspero tempo para a indústria da Paraíba, a nova gestão da FIEPB estabeleceu como princípios inegociáveis a ética, transparência, diálogo, coerência e, principalmente, a implantação de uma gestão compartilhada, que tem como única protagonista a indústria paraibana.
São esses princípios que, aliados a uma gestão estratégica, comprometida e inovadora, estão fortalecendo o presente e construindo o futuro de um setor que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba.
E é justamente por meio desse desempenho que a indústria reafirma o seu valor, deixando claro que mais do que produzir bens e serviços que estão presentes no dia a dia de qualquer cidadão, trata-se de um setor que gera emprego, renda, produz inovação, tecnologia, investe em sustentabilidade e impulsiona o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.
Toda essa importância e influência não só demanda, como merece, uma atuação institucional forte, dedicada, atenta e totalmente comprometida com a defesa dos interesses da indústria paraibana, exatamente como tem feito a gestão liderada pelo presidente Cassiano Pereira ao longo dos últimos meses. E, como todo trabalho que é realizado com afinco, responsabilidade e competência técnica gera bons frutos, o primeiro ano deste novo tempo já escreveu um legado de transformação e renovação na história da FIEPB e em seu papel de defesa e impulsionamento da indústria paraibana.
É esse legado, construído por meio de agendas institucionais com líderes e gestores do poder público e da iniciativa privada, com a promoção e a participação em eventos estratégicos para o setor e, principalmente, com visitas a indústrias em todo o estado, buscando conhecer de perto as necessidades dos empresários, que, orgulhosamente, vem sendo construído pelo Sistema Indústria da Paraíba neste novo tempo.

Em nota pública abaixo, Cassiano Pereira compara o início da atual gestão a um marco de um novo tempo que vai entrar para história do setor industrial da Paraíba.
“Começar um novo tempo exige mais do que vontade. É preciso disposição real para realizar as mudanças necessárias — e coragem para lidar com aquilo que ainda está por vir.
Dentro dessa clareza, todo novo tempo precisa de algo fundamental: propósito.
O que está ficando para trás? O que vamos construir daqui por diante?
É preciso traçar novos caminhos, com metas alcançáveis e com pessoas dispostas a dar as mãos para edificar este novo tempo.
E isso não acontece do dia para a noite. Acontece todo santo dia, onde o diálogo, a colaboração e muito trabalho caminham ali, lado a lado.
Um novo tempo é feito com união — que se traduz em desenvolvimento para a Paraíba e acaba refletindo, até, em um Nordeste mais forte.
O novo tempo já começou. E vai entrar para a história”.