
A secretária de Saúde do Lastro, Bia Ferreira, participou na última semana de seminário para discutir a Atenção Primária de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa sob a coordenação do Ministério da Saúde e parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e da Secretaria de Saúde do Estado.

Na pauta das discussões foram abordados temais como:
• Equidade: discutir como garantir que cada território receba atenção adequada e justa, considerando suas especificidades;
• Vínculo: fortalecer a relação entre as equipes de saúde e a comunidade local, para um cuidado contínuo e humanizado;
• Qualidade no cuidado: elevar o padrão dos serviços prestados, com foco em resolutividade, atenção integral e cuidado centrado na população.

De acordo com Bia Ferreira o seminário apresentou mesas redondas, palestras, apresentação de experiências exitosas no âmbito da APS e debates sobre os avanços e desafios da Atenção Primária no território paraibano. Também ofereceu atendimentos individuais a gestores municipais, oferecendo suporte técnico e orientações sobre programas, obras, credenciamentos e estratégias de cofinanciamento federal, conforme descrição abaixo:
1. Fornecer capacitação e formação continuada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
2. Promover troca de experiências entre municípios da Paraíba, fortalecendo práticas regionais e territoriais.
3. Preparar os gestores para implementarem melhorias locais alinhadas às diretrizes nacionais de financiamento e gestão da APS.
4. Enfatizar o papel da APS como porta de entrada do SUS, promovendo cuidado integral, prevenção e redução de desigualdades.

“O Seminário da APS foi um encontro essencial para discutirmos equidade, vínculo e qualidade no cuidado à saúde da população do Lastro. Além de buscar subsídios para fortalecer a Atenção Primária fomos procurar conhecimentos para fortalecer o SUS e garantir saúde com dignidade para todos”, disse Bia
Atenção Primária de Saúde
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Vídeo