
Sobre o tema Agosto Dourado, estiveram falando sobre o assunto o pediatra Rompon Barreto e a enfermeira Karla Kette Dias, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Sousa (HRS). Ambos participaram do programa Sem Fronteiras, com Ivandney Sena, na 104 FM, na última terça-feira, 19.
O debate destacou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem como tema “Priorizemos a amamentação: Construindo sistemas de apoio sustentáveis”. De acordo com os profissionais, a amamentação vai muito além da nutrição, sendo fundamental para o desenvolvimento físico e emocional do bebê, além de fortalecer o vínculo com a mãe.
Karla Kette Dias, que também é membro da Comissão Estadual de Aleitamento Materno e especialista em Obstetrícia e Neonatologia, reforçou que a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até os dois anos ou mais é a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar da criança.

Os desafios e a necessidade de apoio
Apesar dos benefícios, o processo de amamentar pode apresentar desafios para muitas mães. O pediatra Rompon Barreto ressaltou a importância de uma rede de apoio que inclua a família, os profissionais de saúde e a comunidade. “É fundamental que a mulher se sinta acolhida e informada, para que possa superar as dificuldades e ter uma experiência positiva”, afirmou.
A enfermeira Karla Kette destacou o papel de instituições como o Hospital Regional de Sousa, que oferece suporte e orientação através de seu Posto de Coleta de Leite Humano. “O serviço é crucial para apoiar mães que precisam de doações de leite e para incentivar a doação por parte de quem pode ajudar”, explicou.

O papel de todos
A construção de um sistema de apoio sustentável à amamentação é uma responsabilidade coletiva. Envolve desde políticas públicas de incentivo ao aleitamento, passando pela conscientização da população, até o suporte prático e emocional no dia a dia.
Os especialistas ressaltaram que o Agosto Dourado é uma oportunidade para refletir sobre como podemos, individual e coletivamente, contribuir para que mais bebês tenham acesso ao melhor alimento, e mais mães se sintam seguras e apoiadas em sua jornada.
Com Ivandney Sena