
Em entrevista exclusiva ao Polêmica Paraíba, o ex-presidente do Aeroclube da Paraíba, Alberto Gomes, afirmou que o assalto ocorrido no aeródromo privado do Estância Ouro Verde, em Santa Rita, é um caso “atípico” na história da aviação regional.
“Isso foi uma surpresa para a gente que vive da aviação. Mas como esse mundo tá muito louco, então tudo pode acontecer”.
Alberto afirmou que a segurança deve ser uma das principais preocupações acerca da aviação e que foi isso que ele imprimiu no Aeroclube José Maranhão, em São Miguel de Taipu.
“A minha grande preocupação além da navegabilidade, foi com a segurança do aeródromo. Fiz em todo o entorno do aeroclube, um muro de alvenaria com dois 2,20 m, além disso fiz uma guarita com uma vigilância 24 horas rodando o aeródromo para ver a questão da segurança”, disse Alberto que ainda acrescentou:
“A nossa administração foi focada principalmente na segurança. Depois vinha a questão da aviação, porque não adianta você ter a aviação e não ter a segurança”.
A tentativa do roubo do avião
Conforme matéria publicada no Blog Seu Leo, na madrugada deste domingo (12), um grupo fortemente armado invadiu o aeródromo do Clube Estância Ouro Verde, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo informações preliminares, os criminosos renderam vigilantes e sequestraram um piloto iniciante, obrigando-o a tentar decolar com uma aeronave Piper PA-34 Seneca, de propriedade da empresa Isis Laticínios, que tem sede na cidade de Sousa, sertão paraibano.
De acordo com relatos de testemunhas, dois carros invadiram o local e os ocupantes, armados com fuzis e pistolas, renderam o piloto e funcionários que dormiam na oficina do clube. Durante a ação, os bandidos exigiram que as vítimas indicassem “o melhor avião” disponível, sob ameaça de morte caso apontassem uma aeronave com defeitos.
Os invasores chegaram a cogitar levar uma aeronave pertencente ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos), mas desistiram após descobrirem que o avião apresentava problemas mecânicos. Segundo os funcionários, os criminosos falavam com sotaque de fora da Paraíba, o que reforça a suspeita de que o grupo seja formado por integrantes de outras regiões do país.
O plano dos assaltantes, porém, não saiu como esperado. O piloto sequestrado, sem experiência suficiente, perdeu o controle do bimotor durante a tentativa de decolagem. A aeronave acabou saindo da pista e batendo a hélice em um barranco, o que impossibilitou a fuga.
Após o acidente, o grupo abandonou o avião e fugiu nos carros em que chegou. Policiais Militares e Civis foram acionados, isolaram a área e iniciaram as investigações. Nenhum suspeito foi preso até o momento.
Apesar da violência da ação, ninguém ficou ferido, mas as vítimas relataram momentos de pânico. A Polícia acredita que os autores possam ter ligações com quadrilhas especializadas em roubo de aeronaves e tráfico interestadual.
Com Polêmica Paraíba e Blog Seu Leo