Ainda que tenha realizado uma audiência pública no mês de setembro para discutir a segurança hídrica da população de Sousa e região, a presidente da Câmara Municipal de Sousa, Amanda Silveira, ao usar da palavra na sessão itinerante realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, na última quinta-feira, 16, em Sousa, voltou a destacar o assunto.

Amanda buscou na ocasião o momento oportuno para dá ciência e ao mesmo tempo sensibilizar os deputados estaduais quanto ao grave problema gerado pelas incertezas na população de se ter água de forma constante.
“Alertei que na nossa audiência solicitamos a retificação do Plano Operativo que vai direcionar o aporte de água para as regiões da Paraíba. Ou seja, que o Eixo Norte possa receber um aporte maior de água. E assim ficou definido. O diretor da AESA se comprometeu, o Ministério da Integração e Desenvolvimento sinalizou ser viável. Mas, infelizmente, essa retificação não aconteceu. A nossa audiência foi no dia 24 de setembro, já estamos em outubro e nosso apelo não foi atendido”, disse.

A presidente da Câmara de Sousa ressaltou que, embora não se tenha uma confirmação exata, a retificação poderá acontecer a qualquer tempo.
“Estamos esperançosos. Até porque não se concebe o Eixo Leste com 4% de água e nós apenas com 1%. Almejamos equilíbrio na divisão do fornecimento de água para que se possa atender as nossas necessidades, em especial, dos irrigantes e ribeirinhos”, enfatizou.

Napoleão Laureano
Outro tema abordado pela vereadora Amanda Silveira na sessão foi o funcionamento da unidade do Napoleão Laureano em Sousa. Segundo ela, o Napoleão de Sousa está funcionando apenas com a parte ambulatorial, mas o desejo da administração de igual modo o entendimento do Legislativo é que a prestação de serviço também estivesse voltada para a quimioterapia.
“Para que a unidade esteja funcionando plenamente precisamos da presença de um Oncologista. Já temos a Capela de Fluxo, a farmácia já está capacitada. Porém, falta o Oncologista como parte obrigatória do funcionamento. Mas, para contar com esse profissional principalmente no Alto Sertão é difícil. Contudo, graças a um esforço coletivo, direção do Napoleão, Prefeito Helder, a Câmara, o diretor do hospital Edson Ramalho, estamos prestes a conseguir o oncologista”, concluiu.
Áudio

