URBANIZAÇÃO HORTO NSA SENHORA FATIMA CRATO;© ARIEL GOMES/ GOV. DO CEARÁ;
Milhares de fiéis se reuniram, na noite desta quinta-feira, 13, para a inauguração do novo monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, município do Ceará. Com 54m de altura, a estátua é maior até mesmo do que o Cristo Redentor — com 38 —, que fica localizado no Rio de Janeiro, e já nasce como símbolo de devoção local e promessa de impulsionar, ainda mais, o turismo religioso na região.
A celebração começou com uma missa especial no palco montado diante da imagem gigante, seguida da bênção inaugural. Além da solenidade religiosa, o público se animou com as apresentações musicais da Irmã Raquel e Patrícia e pelo padre Fábio de Mello, uma das atrações mais aguardadas.
A maior do mundo
De acordo com o governo do Ceará, esta é a maior estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima do mundo. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia ao lado do ministro da Educação e ex-governador do estado, Camilo Santana, além de outras autoridades. Em discurso, Elmano destacou o significado da obra para o povo do Cariri. “É uma alegria muito grande estar hoje na cidade mais católica do Brasil. Essa imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato e do Cariri”, afirmou.
A região é marcada pelo espírito romeiro e pelas tradições religiosas. Em média, o Cariri movimenta R$ 2,5 milhões por ano apenas com turismo e fé e, com a inauguração, a expectativa é de que o fluxo de visitantes cresça ainda mais. Para facilitar o acesso ao local, o governo investiu mais de R$6 milhões na pavimentação da estrada que leva ao monumento, concluída em 2022.
Centenas de caravanas
Durante todo o dia, devotos de pelo menos seis estados chegaram em mais de 100 caravanas. À frente da celebração, o bispo Dom Magnus Henrique Lopes ressaltou a força espiritual da região. “Estamos em uma terra em que a fé faz parte da alma. Aqui temos a vivência da fé que transforma o coração”, disse.
A obra é também fruto da trajetória pessoal do escultor petrolinense Ranilson Viana. Ele contou que o caminho até se tornar artista começou com o desejo de construir um quarto para o filho. “Meu filho não está mais comigo, mas ele veio para me transformar em um escultor. Através das minhas esculturas Nem tenho mais lágrimas para chorar, mas é muito gratificante estar aqui neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o mundo.”
Com Correio Braziliense

