As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. A informação foi confirmada pelo Governo Federal por meio de nota divulgada no início do mês.

De acordo com o comunicado, a suspensão temporária do atendimento ocorre devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários. As atualizações serão realizadas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, e têm como objetivo modernizar as plataformas utilizadas pelo órgão.
O INSS informou que o calendário de pagamento de benefícios, como aposentadorias, pensões e auxílios, não será afetado durante o período de paralisação.
Serviços digitais mantidos
Além do fechamento das agências, os serviços digitais do Meu INSS — disponíveis no site e no aplicativo — e a Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro. Segundo o Governo Federal, a medida é necessária para garantir mais estabilidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos à população.

Mutirão de serviços
Para minimizar os impactos aos segurados, o INSS realizará mutirões de atendimento nos fins de semana dos dias 24 e 25 de janeiro. A ação tem como objetivo antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial. Caso o beneficiário prefira ser atendido em um dia útil, a instituição garante o reagendamento.
Durante o período de indisponibilidade dos sistemas, serviços como consulta de benefícios, emissão de extratos e novos agendamentos não poderão ser realizados. A orientação é que os segurados verifiquem possíveis pendências e necessidades de atendimento antes do início da paralisação.
O INSS reforçou, por fim, que as melhorias fazem parte de um processo contínuo de modernização e agradeceu a compreensão da população.



