Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • PARAÍBA

Deputado Luiz Couto apresenta projetos para ampliar proteção às mulheres e orientar cobertura da violência de gênero

Jucélio Almeida março 9, 2026 3 minutes read
Couto projetos

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) apresentou, na última sexta-feira (6), dois projetos de lei voltados ao fortalecimento das políticas de proteção às mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero no país. As propostas tratam da qualificação da cobertura jornalística sobre casos de violência contra a mulher e do reforço às medidas de proteção às vítimas em situações de risco.

Um dos projetos altera a Lei Maria da Penha para estabelecer princípios e diretrizes para a cobertura jornalística e publicitária da violência contra a mulher. A proposta cria um novo capítulo na legislação voltado à comunicação social como instrumento de prevenção e enfrentamento desse tipo de violência.

O objetivo é estimular práticas de comunicação responsáveis, que preservem a dignidade das vítimas, evitando a revitimização e exposição indevida e combatam a reprodução de estereótipos de gênero. Ao mesmo tempo, o texto reafirma o respeito à liberdade de imprensa e de expressão prevista na Constituição, vedando qualquer forma de censura prévia e garantindo a responsabilização posterior apenas nos casos previstos em lei.

A proposta foi elaborada em parceria com o Ministério Público Federal na Paraíba e tem como referência as Recomendações nº 10/2024 e nº 11/2024, assinadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). As recomendações buscam transformar práticas de comunicação relacionadas à violência contra a mulher e orientar a contratação de serviços de publicidade no estado.

As recomendações foram elaboradas a partir do “Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba em parceria com Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e o Observatório Paraibano de Jornalismo. O projeto também recebeu a assinatura de diversos deputados e deputadas federais, reforçando o caráter coletivo da iniciativa no Congresso Nacional. Além de Luiz Couto (PT-PB), subscrevem a proposta os parlamentares Florentino Neto (PT-PI), Bohn Gass (PT-RS), Pedro Uczai (PT-SC), Zé Neto (PT-BA), Vicentinho (PT-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Vander Loubet (PT-MS), Airton Faleiro (PT-PA), Valmir Assunção (PT-BA), Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), Juliana Cardoso (PT-SP), Reimont (PT-RJ), Waldenor Pereira (PT-BA), Camila Jara (PT-MS), Leonardo Monteiro (PT-MG), Elisangela Araujo (PT-BA).

About the Author

Jucélio Almeida

Editor

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Final do Paraibano: segundo jogo entre Sousa e Botafogo poderá não ter a transmissão da filiada da Globo
Next: No mês da mulher, FIEPB anuncia nova e ampliada edição do Mulheres que Fazem

últimas adicionadas

Hugo Câmara
  • POLÍTICA

Com o apoio de PT, PV e PCdoB, Hugo Motta agora conta com partidos que somam 361 deputados

Jucélio Almeida outubro 28, 2026
Flávio e Trump
  • NACIONAIS

Governo Trump facilitou fuga de Flávio Bolsonaro. “Vergonhoso”, diz Lula

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Vice GAspar
  • NACIONAIS

Vice de Flávio Bolsonaro reconhece o resultado do 2º turno

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Flávio perdeu
  • DESTAQUES

Flávio Bolsonaro fugiu do país com destino aos EUA

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.