Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • DESTAQUES

Delani Gledson faz gestão junto a Lucas Ribeiro para doação da área do Perímetro de São Gonçalo ao município de Sousa

Jucélio Almeida abril 15, 2026 3 minutes read
WhatsApp Image 2026-04-15 at 15.09.26

Profundo conhecedor das necessidades e prioridades da população do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, haja vista ser um dos residentes do lugar, o vereador Delani Gledson viu a aprovação de mais uma propositura de sua autoria destinada a atende os anseios daquela população.

Desta feita, Delani está apelando ao governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que interceda junto ao Governo Federal no que tange a atender aos seguintes pleitos:

  • a doação ou transferência das terras pertencentes ao DNOCS situadas no Município de Sousa – PB, incluindo o Distrito de São Gonçalo; 
  • a regularização jurídica e administrativa das áreas onde se encontram os Núcleos Habitacionais I, II e III; 
  • a concessão ao Município de Sousa da plena administração territorial dessas áreas, permitindo investimentos públicos, planejamento urbano e desenvolvimento social.

Delani Gledson justifica suas pretensões destacando os seguintes pontos:

– o DNOCS desempenhou papel fundamental no desenvolvimento regional, especialmente com a implantação do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, que contribuiu significativamente para o crescimento econômico, agrícola e social da região;

– com o passar dos anos, diversas áreas originalmente vinculadas ao DNOCS passaram por um processo natural de ocupação urbana, dando origem a comunidades consolidadas, como os Núcleos Habitacionais I, II e III, além de localidades situadas no Distrito de São Gonçalo;

– apesar dessas áreas ainda pertencerem formalmente à União, o Município de Sousa já realiza diversos serviços públicos essenciais nessas comunidades, como manutenção urbana, assistência social, educação, saúde e infraestrutura básica.

Entretanto, a permanência dessas terras sob domínio federal gera limitações administrativas e jurídicas que dificultam a execução de investimentos estruturantes, programas habitacionais e processos de regularização fundiária;

– a transferência ou doação dessas áreas ao Município de Sousa permitirá promover a regularização fundiária das comunidades existentes, garantir segurança jurídica aos moradores e ampliar investimentos públicos em infraestrutura urbana e desenvolvimento social;

– destaca-se ainda que tal medida encontra respaldo nos princípios da Lei Federal nº 13.465/2017, que trata da regularização fundiária urbana e rural no Brasil.

Por fim, o vereador ratificou ao Governador Lucas Ribeiro a solicitação ressaltando sê-lo um agente público árduo defensor das questões que atinem para o crescimento social e econômico no caso do Perímetro de São Gonçalo.

About the Author

Jucélio Almeida

Editor

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: De iniciativa de Márcio das Bancas Câmara Municipal aprova pedido à Prefeitura de Sousa de recuperação das vias de acesso ao Núcleo III
Next: João Azevedo promete levar Ricardo Coutinho à Justiça após declaração

últimas adicionadas

Hugo Câmara
  • POLÍTICA

Com o apoio de PT, PV e PCdoB, Hugo Motta agora conta com partidos que somam 361 deputados

Jucélio Almeida outubro 28, 2026
Flávio e Trump
  • NACIONAIS

Governo Trump facilitou fuga de Flávio Bolsonaro. “Vergonhoso”, diz Lula

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Vice GAspar
  • NACIONAIS

Vice de Flávio Bolsonaro reconhece o resultado do 2º turno

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Flávio perdeu
  • DESTAQUES

Flávio Bolsonaro fugiu do país com destino aos EUA

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.