Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • PARAÍBA

Na Paraíba, tarifa de energia elétrica será reajustada em quase 5%

Jucélio Almeida agosto 25, 2026 2 minutes read
Energia cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta segunda-feira (24/8), o reajuste de 4,81% na tarifa residencial de energia da Paraíba. Os novos valores entrarão em vigor na próxima sexta-feira (28).

O reajuste foi aprovado em reunião realizada, hoje, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia (EPB) tem sede em João Pessoa e fornece energia elétrica para aproximadamente 1,94 milhão de unidades consumidoras.

Os índices aprovados são os seguintes:

  • Consumidores residenciais – B1: 4,81%– Classe de Consumo – Consumidores cativos
  • Baixa tensão em média – 4,85%
  • Alta tensão em média – 9,71%
  • Efeito Médio para o consumidor – 5,74%

Entre os fatores que mais impactaram os cálculos das tarifas, destacam-se os custos de transmissão e distribuição e a antecipação dos recursos de UBP (Uso do Bem Público) para modicidade tarifária, entre outros componentes financeiros.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Com ClickPB

About the Author

Jucélio Almeida

Editor

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: PF vai acionar dados sobre investigações acerca do filme de Bolsonaro
Next: Em Massaranduba, pavimentação avança pela zona rural: João Costa anuncia o calçamento da ladeira de Barro Vermelho (vídeo)

últimas adicionadas

Hugo Câmara
  • POLÍTICA

Com o apoio de PT, PV e PCdoB, Hugo Motta agora conta com partidos que somam 361 deputados

Jucélio Almeida outubro 28, 2026
Flávio e Trump
  • NACIONAIS

Governo Trump facilitou fuga de Flávio Bolsonaro. “Vergonhoso”, diz Lula

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Vice GAspar
  • NACIONAIS

Vice de Flávio Bolsonaro reconhece o resultado do 2º turno

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Flávio perdeu
  • DESTAQUES

Flávio Bolsonaro fugiu do país com destino aos EUA

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.