Se há uma apreensão geral quando do dia da votação das eleições não fica por menos o nervosismo que acomete tanto eleitores como candidatos quando da divulgação dos resultados.
Ainda que o pleito encerrado na Paraíba no último domingo, 04, estivesse direcionado às escolhas do eleitor quanto às candidaturas de nível estadual e federal, nas cidades o resultado expressado pelas urnas costuma a dá um norte em relação ao processo eleitoral municipal de 2028.
Em Sousa, sertão paraibano, não é diferente. Os grupos de Oposição e de Situação à medida que apostavam todas as suas fichas na vitória dos seus respectivos candidatos estavam convictos que o resultado serveria de base para se dá início ao projeto eleitoral para a escolha dos vereadores e do prefeito no próximo pleito. E partir, desde já, com uma significativa expressão eleitoral, pode se dizer, já é um bom começo.
E foi exatamente o que aconteceu com o resultado da votação dos candidatos apoiados pelo comandante da situação o prefeito Helder Carvalho quando se faz uma analogia com os números de votos dos candidatos apoiados pela oposição sob o comando do ex-prefeito de Sousa, João Estrela, do ex-candidato a prefeito Gilbertão, do Grupo Gadelha, além de militantes do PL. Senão vejamos:
Candidato ao Governo da Paraíba – Situação
Lucas Ribeiro- 26.463 votos
Candidatos ao Governo da Paraíba – Oposição
Efraim Filho – 5.570 votos
Cícero Lucena – 3.086 votos

Candidatos ao Senado – Situação
João Azevêdo – 21.958 votos
Nabor Wanderley – 14.797 votos
Candidatos ao Senado – Oposição
Veneziano – 10.112 votos
André Gadelha – 9.721 votos
Marcelo Queiroga – 6.273 votos

Candidato a deputado federal – Situação
Fábio Tyrone – 24.158 votos
Candidatos a deputado federal – Oposição
Cabo Gilberto – 2.407 votos
Leonardo Gadelha – 3.137 votos
Wilson Santiago – 614 votos
Lana Dantas – 568 votos
Miguel Pimenta – 311 votos

Candidato a deputado estadual – Situação
Lindolfo Pires – 10.687 votos
Candidatos a deputado estadual – Oposição
Lafayette Gadelha – 4.940 votos
Wilson Filho – 1.185 votos
Dinho – 592 votos
Alan de Bastos – 303 votos

Candidatos a deputados estadual a exemplo de Athaides Diniz (6.606 votos), Jr Araújo (667 votos), Luciano Cartaxo (1.590 votos), Inácio Falcão (589 votos), além de outros também foram votados em Sousa, porém, fora do arco de aliança direta com os grupos de oposição e situação.
O presidente Lula com o apoio do Grupo de Situação obteve 24.676 votos contra 11.592 de Flávio Bolsonaro.
Estiveram aptos a votar 48.187 eleitores. Votos válidos 38.523.
Dados: tse.jus.br/oficial



