blogjucelioalmeida@gmail.com

Secretaria de Saúde de Sousa explica divergência de números da Covid nos boletins do município e do Estado

Secretaria de Saúde de Sousa explica divergência de números da Covid nos boletins do município e do Estado
Secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, prestou entrevista ao Progresso Agora, da 103,5 FM (Foto: Raimundo Vieira

A secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, explicou a divergência de números expostos no boletim epidemiológico do município para com o boletim do Estado. Conforme destacado na manhã desta sexta-feira, 03, o boletim de Sousa teria sido publicado com cinco novos casos de contaminação, enquanto que o do Estado com 35 casos. Uma divergência de 25 casos. A informação foi prestada no programa Progresso Agora, desta sexta-feira.

Sobre a expressiva divergência nos números de contaminados nos boletins epidemiológicos emitidos pela secretaria de Saúde de Sousa e da secretaria de Saúde do Estado, Amanda Silveira informou:

“Primeiro que alimentamos essa informação diária via sistema. Bom, essa divergência se dá por dois motivos. Primeiro, às vezes o sistema entra em manutenção e a secretaria de Saúde do Estado só vai atualizar os dados para as próximas 24 horas. Segundo, os pacientes com Covid são notificados a partir do seu cartão do SUS. Ou seja, digamos que a pessoa esteja em uma outra cidade e seja notificado com a doença como o seu cartão registra a cidade de Sousa essa notificação se soma aos dados de Sousa. Lembrando que neste caso, os dados não vem para a nossa secretaria, são contabilizados pela secretaria de Saúde do Estado. Daí, essa divergência que não acontece sempre”.

Amanda SIlveira informou sobre a vacinação entre pessoas de 12 e 17 anos:

“Ficou definido, após encontro dos secretários municipais de Saúde com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, que a vacinação com pessoas entre 12 e 17 anos será provavelmente após esse feriado (7 de setembro). Inclusive, conforme estava agendado esse público (12 a 17 anos) com comorbidades estaria sendo vacinado hoje, mas como as vacinas não chegaram a atempo adiamos a data para depois do feriado”.

Segunda a secretária de Saúde a terceira dose está prevista para a segunda quinzena de setembro:

“O motivo de uma terceira dose, a chamada dose de reforço, não é porque as outras vacinas não servem, é o  que se pergunta por ai. Todas as vacinas são seguras e eficazes. O motivo da terceira dose é porque o público alvo é mais vulnerável. São idosos acima de 70 anos e aquelas pessoas imunosuprimidas (pessoas submetidas a hemodiálise, transplantadas, com doenças crônicas, etc). E em Sousa esse grupo será vacinado a partir de 15 de setembro”.

Número de vacinados

De acordo com Amanda Silveira, 72.584 pessoas já foram vacinadas na cidade de Sousa. Com a primeira dose foram vacinadas 46.264 pessoas (66% da população) e com a segunda ou dose única 26.320 (37%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *