blogjucelioalmeida@gmail.com

Sem trocadilhos: Às vésperas das eleições de 2022, Sousa se ver com nove pré-candidatos a prefeito para 2024

Sem trocadilhos: Às vésperas das eleições de 2022, Sousa se ver com nove pré-candidatos a prefeito para 2024
Uma peculiaridade da cidade. Sousa discute duas eleições quase simultaneamente

Se a antecipação da campanha eleitoral ainda para 2024 não fosse em Sousa, seria, portanto, seria algo a se surpreender. Como é. Normal até demais. E o que dizer da antecipação ainda que pese uma campanha de nível estadual e federal batendo a porta e pedindo preferência. Se é uma pergunta, certamente os pré-candidatos já tem uma resposta: estratégia.

Porque em Sousa, a preço de hoje, não se antecipa os fatos pelo simples fato de por aqui se viver política 24 horas. Não é só a tradição que conta. Mas, a estratégia dos jogadores em usar das armas que se tem agora. E que armas são essas: as eleições de 2022. Para chegar em 2024, obvio se faz preciso passar pela primeira, porém, de preferência, colhendo frutos para um futuro um pouco mais distante. Que o digam: as alianças e as formações dos palanques neste presente-futuro. Um pouco de sorte, mas, acima de tudo, saber jogar, vão fazer a diferença. Afinal, quem planta apoio deseja amanhã regojizo à sombra de uma árvore chamada reciprocidade. Essa é a questão.

Pré-candidatos na oposição

Pela ordem alfabética: André Gadelha, Cacá Gadelha, Valdeci Filho e Zé Célio

Para ser mais claro. Eis aqui uma constatação. O ex-prefeito André Gadelha confidenciou ao jornalista João Antônio que tão logo passe o processo ao qual ele está submetido na tentativa de se eleger deputado estadual, vai mergulhar de cara, de novo, na campanha de 2024. Informação que não abalou o aliado vereador Cacá Gadelha e nem lhe deixou dúvidas quanto a também expor seu nome na majoritária municipal vindoura.

O advogado Valdeci Filho não esconde de ninguém que ao saborear o gosto da primeira, deu vontade de degustar mais uma vez o sabor da segunda. E ao falar sobre o processo eleitoral de 2022 não nega que as eleições municipais também estão bem ali. É o caso do médico José Célio que chegou a mencionar o desejo de se lançar candidato a deputado federal. Independe do resultado, ao colocar seu nome na vitrine ele sabe que, certamente, daqui a dois anos terá mais facilidade de ser lembrado.

Pré-candidatos na situação

Pela ordem alfabética: Aldeone Abrantes, Gilbertão, Helder Carvalho, Johana Estrela e Zenildo Oliveira

Não diferente e porque não dizer recheado de mais entusiasmo por conta de uma forte publicidade, encontram-se os pré-candidatos a prefeito pela situação. À sombra de um governo que vem de uma vitória acachapante e eles sabem que isso conta, são cinco os que vislumbram a cadeira do prefeito Fábio Tyrone. O vice Zenildo Oliveira, o médico Gilbertão, o vereador Aleone Abrantes, o chefe de Gabinete Helder Carvalho  e a secretária de Ação Social, Johana Estrela. O quarteto, com Johana tendo como trunfo o pai João Estrela que já começou a se mexer, disputa a preferência do grupo como se já estivesse batendo à porta do eleitor. Claro, cada um com a metodologia que lhe convém.

Portanto, é Sousa como jamais poderia deixar de ser. Não bastasse uma eleição, o que já é suficiente para a grande maioria das cidades da Paraíba, a classe política de Sousa antecipa a discussão de mais um processo eleitoral com a naturalidade e perspicácia de um jogador de xadrez que para vencer uma partida sabe que deve se antecipar as jogadas do seu adversário. Naturalidade tão ao extremo que não apenas perturba os incrédulos, aguça os críticos.

De todo modo, ou assim ou assado, concordando ou não, a única certeza que alimenta os sonhos dos postulantes ao cargo de prefeito de Sousa é que embora se avizinhe um processo eleitoral o mais importante é, hoje, apostar no resultado das eleições de 2024 que já “estão logo ali”, pelo menos em Sousa.

Ah! E não se espantem se na próxima matéria do Blog Jucélio Almeida a lista de pré-candidatos a prefeito de Sousa não ressurja com mais nomes e até quem sabe mais surpresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *