Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • NACIONAIS

Deu ré: Governo Federal volta atrás nas informações sobre transações no Pix e no Cartão

Jucélio Almeida janeiro 15, 2025
Pix

O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas por contribuintes. A medida, que foi implementada no início de janeiro, gerou ampla repercussão e uma onda de desinformação, com fake news sobre a fiscalização do sistema de pagamentos instantâneos (PIX), o que levou a uma série de golpes.

Em pronunciamento, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, confirmou que o ato será revogado, a fim de minimizar os efeitos negativos e evitar o uso indevido da medida para distorcer a tramitação de uma Medida Provisória (MP) que será assinada pelo presidente. Essa MP visa garantir que as transferências realizadas via PIX não sejam tributadas, mantendo os princípios de sigilo bancário e segurança no sistema.

“O ato que ele [Barreirinhas] anunciou reforça os princípios da não tributação do PIX e protege o sigilo bancário, combatendo crimes relacionados ao uso indevido dessas informações”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após reunião no Palácio do Planalto. Ele destacou ainda que, com a revogação, as regras que estavam em vigor há 20 anos, antes da implementação da instrução normativa, serão restabelecidas.

A medida da Receita Federal, que visava ampliar a fiscalização sobre transações financeiras, havia sido anunciada em setembro de 2024, mas foi colocada em vigor apenas neste mês. Ela exigia o envio de dados detalhados sobre transações superiores a R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas, envolvendo serviços como carteiras digitais e maquininhas de pagamento. A mudança gerou confusão nas redes sociais, com informações falsas espalhadas sobre a taxação do PIX.

Além da revogação da instrução normativa, Haddad afirmou que o governo tomará medidas judiciais contra aqueles responsáveis por disseminar fake news e aplicar golpes, principalmente nos casos em que comerciantes cobravam taxas adicionais ao utilizar o PIX como forma de pagamento. O ministro mencionou que a Advocacia-Geral da União (AGU) já foi acionada para tomar providências legais.

“Estamos em alerta para garantir que esses crimes envolvendo relações de consumo não continuem, e a AGU já foi acionada para atuar”, completou Haddad.

Com PBAgora

Continue Reading

Previous: Vieirópolis: Prefeito Thially Aristóteles volta de João Pessoa trazendo um ônibus escolar 0k
Next: Vereadora Johanna Estrela diz da importância de uma ação conjunta da Câmara pelo crescimento social e econômico de Sousa

últimas adicionadas

Cassiano e MAcron
  • PARAÍBA

Histórico: Cassiano Pereira se encontra com o presidente da França Emmanuel Macron (vídeo)

Jucélio Almeida dezembro 2, 2025
Corinthians campeão
  • DESTAQUES
  • ESPORTE

Corinthians se consagra campeão sousense de futebol: “Mais do que uma festa, uma confraternização”, disse o vereador Delani

Jucélio Almeida dezembro 1, 2025
Fim autoescola
  • NACIONAIS

Nova regra: Autoescola vai acabar? Pode-se tirar a CNH sem curso? Veja as respostas   

Jucélio Almeida dezembro 1, 2025
Felipe Luiz campeão
  • ESPORTE

Felipe Luiz entra num seleto grupo de treinadores que foram campeões da Libertadores também jogando

Jucélio Almeida dezembro 1, 2025
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.