Bancada paraibana vai tentar reverter decisão que reduz o número de deputados federais

A bancada paraibana na Câmara Federal está dialogando e deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição para tentar reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê a redução do número de representantes federais, por estado, por conta da redução da população constatada durante o último Censo do IBGE.

Conforme os parlamentares, há estudos já em curso e a expectativa é de que a maioria dos deputados do Congresso apoiem a modificação a fim de manter a representação em seus estados. Segundo conts, já há alguns estudos, faltando apenas algumas adaptações para colocar a legislação em pleno vigor.

Caso a redução das bancadas se concretize, além de perder dois deputados federais, a Paraíba perderá também seis cadeiras na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A favor da redução

Na contramão da classe política paraibana, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) defende não apenas a redução de duas vagas para paraibanos na Câmara dos Deputados, mas, sim, de sete cadeiras. Atualmente, o estado conta com 12 assentos. Ele quer que cada estado tenha apenas cinco representantes, independente do tamanho da população contida em cada unidade federativa.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida