
Na tarde desta quinta-feira, 26, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba-FIEPB, Cassiano Pereira, usou suas redes sociais para evidenciar elogios ao Congresso Nacional que aprovou a suspensão dos efeitos de três decretos editados pelo governo federal sobre o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após os deputados rejeitaram o aumento das IOF, o texto foi aprovado em seguida no Senado e será promulgado naquela Casa.
Em sua postagem (ver abaixo) Cassiano Pereira ainda destaca que conversou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e como o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, ressaltando ambos que a elevação ou criação de mais impostos tende a inviabilizar o crescimento social e econômico do país.
De fato, Cassiano Pereira tornou pública e notória sua preocupação com o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras quando da realização, na sexta-feira 06 de junho, do evento “Diálogo Sobre a Competitividade, Combate ao Custo Brasil”, com a presença de autoridades como Geraldo Alckmin, na ocasião exercendo o cargo de Presidente em exercício, do presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, do vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Léo de Castro, além de representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Na ocasião, o presidente da FIEPB destacou que: “Infelizmente, o chamado ‘Custo Brasil’ ainda é um obstáculo que aumenta os nossos encargos de produção e dificulta a competitividade da indústria brasileira. Por essa razão, é fundamental que possamos reunir o setor produtivo, o poder público e as instituições de fomento para dialogar e construir soluções concretas, que reduzam a burocracia, a carga tributária e proporcionem uma infraestrutura mais eficiente para o setor empresarial”.