Imagens: Regional de Sousa é reconhecido como Hospital Amigo da Criança

O Hospital Regional de Sousa, que integra a rede hospitalar do Estado, foi condecorado com o título de Hospital Amigo da Criança (selo IHAC) em reconhecimento às práticas de promoção ao aleitamento materno exclusivo desde as primeiras horas de vida e do fortalecimento do cuidado dos recém-nascidos nas unidades neonatais. A iniciativa é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem as diretrizes da Portaria Nº 1.153/2014.

O selo é fornecido às unidades que são referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce.

O credenciamento tem um significado simbólico também por ter sido anunciado no mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, voltado para a Campanha Nacional de Amamentação, realizada pelo Ministério da Saúde.

Para alcançar tão significativo conceito de excelência quanto a adotar iniciativas de incentivo às mães ao leite materno aos seus filhos, faz-se necessário cumprir os seguintes critérios:

  1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados da saúde;
  2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política;
  3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;
  4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento;
  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se separadas dos seus filhos;
  6. Não oferecer aos recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;
  7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia;
  8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
  9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;
    10.Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.

Outros critérios exigidos são: a presença de doula comunitária/voluntária para acompanhamento de forma contínua; assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos, a exemplo de rupturas de membranas, episiotomias, aceleração ou indução de partos, partos instrumentais ou cesarianas, exceto se forem em virtude de complicações.

Coleta de leite

O Hospital Regional de Sousa também dispõe de Posto de Coleta de Leite Humano, Sala de Vacina, Sala da Rede Cuidar, Pré-Natal de Alto Risco, UCINco, Ambulatório Egresso da UCINco, Teste da Linguinha, Teste do Pezinho, Teste do Coraçãozinho, Teste do Olhinho, Planejamento Familiar (Inserção de DIU).

A iniciativa é uma estratégia de intervenção na assistência hospitalar do pré-natal, ao parto e nascimento para garantir as boas práticas na atenção à mulher no parto e nascimento, baseados em evidências científicas. Tudo isso é possível, inclusive alcançando a conquista do Selo IHAC com o apoio do Governo do Estado, através da secretaria de Saúde, e da disposição e competência da equipe de servidores do hospital Regional de Sousa, tendo à frente à diretra Palomma Abrantes.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida