Sttrans visita escolas e empresa levando conhecimento e concientização ao trânsito de Sousa

Durante esta semana a Superintendência de Trânsito e Transportes de Sousa (STTRANS) enveredou suas ações além da fiscalização, propriamente dita, nas ruas de Sousa. Numa missão não menos importante do que as tarefas do cotidiano dos Agentes de Trânsito, estes profissionais estiveram presentes em escolas e empresa da cidade levando informação sobre as leis de trânsito e, por conseguinte, mais educação quanto a se buscar uma organização no trânsito onde veícuos e pedestres possam conviver em haromonia.

Foram visitadas as unidades educacionais Bem Me Quer, Berçário Espaço Criança e Ronaldo GonçalvesSarmento – esta última no município do Lastro. A empresa Pau Brasil (Ambev) também recepcionou os Agentes de Trânsito.

Estatistica

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes. Para que esses números sejam revertidos, a mudança começa na escola!

Segundo pesquisas recentes, as principais causas dos acidentes de trânsito são:

→Exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização;
→Não usar o cinto de segurança;
→Dirigir alcoolizado;
→Dirigir drogado;
→Praticar violência por intolerância;
→Dirigir falando ao celular;
→Conduzir o veículo com sono;
→Estar desatento ao dirigir; entre outras.

Falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada.

Conscientização nas escolas

A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida