Skip to content
Jucelio Almeida

Jucelio Almeida

Bloger de notícias

Primary Menu
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
  • NACIONAIS

Após aceno de Trump presidente Lula diz que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo

Jucélio Almeida agosto 2, 2025 2 minutes read
Lula liga Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que o Brasil “sempre esteve aberto ao diálogo”, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que Lula pode ligar para ele “quando quiser”.

“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula nas redes sociais.

A declaração acontece em meio ao agravamento da tensão entre os dois países, após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Os dois presidentes não se falaram ainda, mesmo após a sobretaxa imposta por Trump.

A medida entra em vigor no dia 6 de agosto e foi justificada por Washington como resposta a ações do governo brasileiro que estariam afetando empresas e cidadãos americanos.

Fala quando quiser

Mais cedo, ao ser questionado pela TV Globo sobre a possibilidade de conversar com Lula, Trump disse: “Ele pode falar comigo quando quiser”.

Cautela de Lula

A fala foi interpretada por diplomatas brasileiros como uma sinalização, mas interlocutores do Itamaraty afirmam que uma conversa entre os presidentes exige preparação política e diplomática prévia. O clima na diplomacia brasileira, segundo uma fonte ouvida pelo g1, é de “conferir se a porta está mesmo aberta”.

Por isso, segundo interlocutores, Lula ainda prega cautela sobre ligar pra Trump.

Com Globo.com

About the Author

Jucélio Almeida

Editor

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro vem da Paraíba
Next: Cana-de-açúcar: Insumo estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba

últimas adicionadas

Hugo Câmara
  • POLÍTICA

Com o apoio de PT, PV e PCdoB, Hugo Motta agora conta com partidos que somam 361 deputados

Jucélio Almeida outubro 28, 2026
Flávio e Trump
  • NACIONAIS

Governo Trump facilitou fuga de Flávio Bolsonaro. “Vergonhoso”, diz Lula

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Vice GAspar
  • NACIONAIS

Vice de Flávio Bolsonaro reconhece o resultado do 2º turno

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
Flávio perdeu
  • DESTAQUES

Flávio Bolsonaro fugiu do país com destino aos EUA

Jucélio Almeida outubro 27, 2026
  • DESTAQUES
  • POLÍTICA
  • REGIÃO
  • NACIONAIS
  • POLÍCIAIS
  • SOUSA
  • PARAÍBA
  • ESPORTE
Copyright © JucelioAlmeida.com.br. | MoreNews by AF themes.