
O Plenário da Câmara Municipal de Sousa se debruçou sobre uma reivindicação dos vereadores Amanda Silveira e Ananias Vieira na sessão da última terça-feira, 05, a qual versa sobre a necessidade de fazer constar no Termo de Alocação 2025/2026 a liberação regular de águas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para o sistema hídrico do reservatório/açude Lagoa do Arroz, em volume, condições de uso e regras a serem definidas pelos órgãos e instituições competentes.

Aprovada por unanimidade, a solicitação se destinou ao Governador da Paraíba João Azevêdo e ao Diretor-Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA/PB).
Na defesa da propositura os vereadores Amanda Silveira e Ananias Vieira argumentaram que a concretização do pleito vai ao encontro dos anseios de agricultores, produtores e da população da região que margeiam o Rio do Peixe em toda sua extensão quando usam a água em suas atividades e ao consumo humano.

Ressaltaram, ainda, que devido a escassez de água por conta de um inverno irregular a manutenção da água no leito do Rio do Peixe e sendo usada com critério será de suma importância para o bem-estar de todos os ribeirinhos.