
Sempre atento às demandas do setor industrial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, Cassiano Pereira, tem mantido, durante o novo tempo da Federação, uma busca constante pelo fortalecimento das indústrias paraibanas.
No último dia 08 de outubro, Cassiano Pereira articulou uma reunião entre industriais paraibanos e representantes do Sebrae Nacional. Além do presidente da FIEPB, participaram do encontro os presidentes do sindicato da indústria de calçados do estado da Paraíba – Sindicalçados – PB, Sebastião Severo Acioly, e do sindicato da indústria de material de segurança e proteção ao trabalho, SINDSEG-PB, Guilherme Estrela, e representantes da Universidade Federal de Campina Grande e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.
Na ocasião, eles foram recebidos pelo chefe de gabinete da presidência do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares, e apresentaram o projeto “Raio X da Indústria Paraibana: dados, tendências e rota das oportunidades”, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). O encontro teve ainda a participação de Tiago Araújo, gestor do Agronordeste, programa que visa impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região. Implantado em 2019 e 2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais, o programa é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

O projeto em desenvolvimento no estado de Goiás consiste no fornecimento de produtos industrializados para o governo do estado. Na Paraíba, a ideia é que a FIEPB, com o apoio do Sebrae, faça um diagnóstico para entender quais tipos de setores da indústria poderão participar da iniciativa, colaborando para a construção de uma agenda estratégica do setor produtivo.
“Articulei esse encontro no Sebrae Nacional para que possamos juntos traçar estratégias que promovam o fortalecimento das cadeias produtivas do nosso estado e consigamos gerar ganhos para o setor produtivo da Paraíba. E só unidos podemos fazer isso, sendo assim trouxe os presidentes do Sindicalçados – PB e do SINDSEG-PB para apresentarmos propostas que garantam produtividade para os Arranjos Produtivos Locais e, consequentemente, para a indústria paraibana”, ressaltou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.
“Dentro de uma agenda estratégica, já pensando na Paraíba do futuro, estamos planejando uma progressão de trabalho, com ações de curto, médio e longo prazo, além de entregas estratégicas que serão realizadas a partir da escuta de representantes dos sindicatos e do setor produtivo de maneira geral. E, numa perspectiva também de fomentar a agroindústria em nosso estado, que está bem dividida, disse Tiago Araújo, gestor do Agronordeste.
Núcleo de Comunicação FIEPB