Dia Mundial do Câncer: Prefeitura de São Francisco promove ações voltadas para atenção aos pacientes oncológicos do município

O dia Mundial do Câncer, com registro no calendário na data de 04 de fevereiro, é uma oportunidade para propagar informações sobre prevenção, controle e tratamento da doença.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco, juntamente com a Casa do Câncer, promoveu, na última sexta-feira, 02, uma ação voltada para os pacientes oncológicos do município.

O momento de acolhimento foi mediado por médico e fisioterapeuta e, contou com a interação dos participantes, troca de experiências, relato de casos e muita informação disseminada.

O momento de acolhimento foi mediado por médico e fisioterapeuta e, contou com a interação dos participantes, troca de experiências, relato de casos e muita informação disseminada.

Dia Mundial

O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

O Brasil poderá registrar cerca de 554 mil mortes causadas por câncer em 2050, um aumento de 98,6% em relação aos óbitos ocorridos em 2022 (279 mil). As projeções foram divulgadas nesta quinta-feira (1º), pela Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

Ainda segundo as estimativas da agência, que faz parte da OMS (Organização Mundial da Saúde), o país também registrará 1,15 milhão de novos casos até 2050, um valor 83,5% maior do que a incidência de 2022 (627 mil).

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida