A presidente da Câmara Municipal de Sousa, vereadora Amanda Silveira, prestou entrevista ao Blog Jucélio Almeida e pontuou o que de mais relevante fora pautado mediante às ações do Legislativo sousense no decorrer de 2025.
Amanda classifica como um ano desafiador fazendo referência a um fato histórico. Ela como primeira mulher a assumir a presidência na história do Legislativo sousense:
“Foi um ano desafiador sobre tudo por termos assumido um mandato na condição de primeira mulher a assumir a presidência na história da Câmara Municipal de Sousa. Isso para mim, representação direta das mulheres, foi além de um marco importante, foi o reconhecimento da sociedade da importância e capacidade da mulher em ocupar espaço que exigem tomadas de decisão”.
A presidente destacou a capacidade das sessões de abrir espaço não apenas para o debate, mas, para buscar amenizar ou solucionar os problemas que afligem a sociedade sousense:
“Neste ano de 2025 realizamos 42 sessões ordinárias, 12 sessões solenes, 06 audiências públicas, dessas duas em formato itinerante quando nós fomos até as pessoas. Vale ressaltar que em fevereiro deste ano, realizamos uma sessão para debatermos questões de saúde públicas no contexto oncologia para destaque ao funcionamento do da unidade descentralizada do hospital Laureano em Sousa. No caso, Sousa se colocando como primeira na Paraíba ao receber os serviços médico-hospitalares da Fundação Napoleão Laureano. Ressaltando os esforços do prefeito Helder Carvalho e do doutor Marcelo, parceria fundamental para que, enfim, o Laureano comece a funcionar de forma plena”.
A Câmara Municipal também abriu as portas para se debater a saúde:
“Outro momento muito marcante foi a discussão sobre o autismo que nos deu o suporte para criamos, através de proposta do vereador George sucupira, uma Frente Parlamentar em defesa dos autista. Mas, fomos mais além, discutimos sobre o TEA, sobre as pessoas com deficiências, com fibromialgia, trazendo para o debate, as famílias e os profissionais de medicina”.
Segurança hídrica em todo o seu contexto foi tema de ampla discussão com a participação de autoridades locais e de fora da cidade:
“Água, sim, também esteve no foco das discussões na Câmara de Sousa. Segurança hídrica foi um tema votado em especial para os colonos do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, para os ribeirinhos do Rio do Peixe e para o consumo das pessoas de um modo geral”.
O tema violência contra a mulher foi conduzido por Amanda Silveira através de uma sessão itinerante numa escola pública estadual com a presença marcantes da grande maioria dos jovens estudantes:
“Através de uma sessão itinerante, fomos até a escola Técnica Estadual Professor Chiquinho Cartaxo e lá abordamos sobre violência de gênero no ambiente escolar com o objetivo de conscientizar os jovens, principalmente aos homens, a importância do respeito que se deve direcionar as mulheres e aos direitos que lhes são peculiares”.
Ao finalizar, Amanda Silveira destacou o processo continuo de valorização dos vereadores, servidores da Casa, e, acima de tudo, pela credibilidade da instituição Câmara Municipal sem perder de vista a relevância das parcerias com outros poderes:
“Ressaltar da minha felicidade em dividir obrigações e responsabilidades com nossos pares. Porque se houve da parte da presidência ações, não faltaram iniciativas dos demais vereadores. Enfim, ratificar para o próximo ano a renovação do nosso compromisso com a credibilidade do Poder Legislativo, com a valorização dos nossos colegas vereadores, dos servidores da Casa, a continuação das parcerias com os outros poderes constituídos, sobre tudo com o Executivo. Ao povo de Sousa nosso obrigado por ter nos confiado a responsabilidade de representá-los cientes que vamos estar aqui sempre com a voz pronta para levantar em defesa dos direitos dos que mais precisam”.

