Prefeito Lucas Braga fala da importância de sua participação do Fórum de Aracajú sobre temas estruturante a uma educação qualificada

O Prefeito do Município de Marizópolis, Lucas Gonçalves Braga, e o Secretário de Educação, Patrício Vasconcelos, estiveram presentes no Fórum Regional da Undime Nordeste realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, capital de Sergipe, nos dias 11 e 12 de março, cujo objetivo foi discutir temas estruturantes para uma educação ainda mais de qualidade no setor público.

Educação em tempo integral, educação infantil e estratégias para o ensino fundamental, foram temáticas importantes debatidas, com vistas à implementação de estratégias na educação municipal.

Lucas Bragas destacou a importância do evento ao Blog Jucélio Almeida:

“Foi de suma importância esse encontro de mentes pensantes em especial para se discutir a educação pública quanto as iniciativas que estão sendo evidenciadas e projetos que visam qualificar ainda mais a educação. Condição que já estamos empregando na educação do município de Marizópolis, umas até pioneiras, como leitura facial na entrada das escolas. E assim à medida que ouvimos novas e promissoras experiências compartilhamos nossas realizaçoes na área de educação com outros municípios”, disse Lucas Braga.

O evento

Os fóruns regionais têm o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país. O Fórum Undime Nordeste seguiu esta pauta. Foram dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências e mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates trataram de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais também foram discutidas na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, os participantes irão tratar da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

O regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime também foi tema. E assim se abordou as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar implementação de políticas públicas educacionais no que tange a qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

Com Debate PB

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Jucélio Almeida

Jucélio Almeida