Vídeo: Marizópolis conquista o primeiro lugar na Paraíba em alunos alfabetizados. O município é o único do Estado a atingir 100% neste quesito

A pesquisa Alfabetiza Brasil realizada pelo Governo Federal , através do INEP/MEC, divulgou o município de Marizópolis, sertão paraibano, em primeiro e único município da Paraíba a atingir o índice de 100% no percentual de alunos alfabetizados.

O município foi mais além. Dos 5.670 município do país, apenas 63 atingiram esse mesmo resulado e Marizópolis está entre estes.

Segundo o prefeito Lucas Braga a excelente colocação de Marizópolis se dá por conta de investimentos da sua administração em infraestrutura e equipamentos, aquisição de material pedagógico, qualificação dos profissionais da educação e engajamento do secretário de Educação e o do comprometimento dos alunos e pais em assimilar essa gama de benefícios à educação do município.

“Por conta de tamanho investimento Marizópolis alcançou em apenas três anos metas previstas para se atingir somente em 2030. Isso se chama compromisso e trabalho e educaação com significado”, disse Lucas.

Sinal verda à educação de Marizópolis

Classificação de Marizópolis na região

Alfabetiza Brasil

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

A Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em 2023 — definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030. Essa iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o Compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep/MEC, que divulgará em 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano.

Vídeo

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida