Cadeira do rei Charles III é mais antiga do que o Brasil

A coroação do Rei Charles III que aconteceu no último sábado, 06, acabou por refletir algumas curiosidades. Uma delas, a cadeira ou o trono do rei. Construída ainda na Idade Média a cadeira usada pela família real britânica tem mais de 700 anos. Dado ao estado de conservação, foi restaurada para ser utilizada na cerimônia.

A cadeira produzida para a coroação do Rei Edward I, que governou de 1272 a 1307, é feita em madeira de carvalho revestida por folhas de ouro e desde lá foi usada em praticamente todas as cerimônias.

O trabalho de restauração consistiu em limpar a cadeira e estabilizar as camadas de ouro que estavam se soltando para que ela estivesse preparada para a coroação, sendo a peça mais antiga usada para a mesma finalidade desde que foi construída.

Nos mais de 700 anos de história da cadeira, ela sofreu muitos golpes, durante os séculos 18 e 19 ela teve sua madeira marcada com frases por diversos turistas e visitantes. Em 1914, em uma manifestação sufragista, um ataque de bomba também causou danos a ela.

Originalmente, além do revestimento em ouro a cadeira medieval também continha vitrais que representam pássaros, folhagens, animais, santos e um rei e projetada para incluir a Pedra da Coroação, ou Pedra do Destino, tomada da Escócia por Edward I, que atualmente se encontra em Edimburgo, capital escocesa, e deverá ser levada para Londres para ser usada durante a cerimônia de coroação.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida