Dário Formiga: O único vereador que transferiu em vida o cargo ao filho na história da Câmara de Sousa

No dia em que completou 170 anos de existência a cidade de Sousa viu partir o ex-vereador Dário Formiga da Nóbrega, 87 anos, que em sua biografia registra um feito inédito na história da Câmara Municipal. Ele foi o único a exercer o cargo de vereador e repassar a continuação da missão em vida ao filho, vereador Denis Formiga.

Dário Formiga chega ao Poder Legislativo sousense na década de 70, numa época em que o político exercia a função de vereador sem salários. De lá para cá, foram cinco mandatos e uma presidência da Câmara Municipal.

Com o chegar dos anos e após exercer o cargo de secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Sousa à época dos prefeitos Cozinho Gadelha, João Estrela e Salomão Gadelha, Dário passou o bastão ao filho Dênis Formiga.

Dênis, já está na sua quarta legislatura. Em caso de reeleição iguala o tempo de Câmara Municipal ao do pai. De modo que nos arquivos daquele Legisaltivo uma outra anotação deve ser singular. Pai e filho exercendo o cargo de vereador pelo mesmo período, cinco mandatos, além de uma presidência cada.

Um cearence radicado em Sousa

Natural de Iguatu, interior do Ceará, Dário Formiga faleceu às 15h30 desta terça-feira, 09, no Hospital Regional de Sousa, vítima de Seps (infecção generalizada). Ele estava internado há cerca de 24 horas, mas havia passado um período de 27 dias hospitalizado durante o mês passado.

Após passar pela Câmara Municipal de Sousa o corpo do ex-vereador Dário Formiga foi sepultado na tarde desta quarta-feira, 10, no cemitério Jardim da Paz. O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, e o presidente da Câmara, Novinho de Carlão, decretaram luto oficial por três dias.

Víuvo, deixa os filhos Denis, Daires e Denisy, seis netos e uma bisneta.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida