Foi divulgado no início de julho a primeira avaliação do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), que traz os índices completos da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios brasileiros. A pesquisa avalia a qualidade de vida nas cidades a partir de 53 indicadores secundários.
Os indicadores secundários estão distribuídos nas áreas de Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-Estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolhas; Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
Na área de acesso à Informação e Comunicação – via internet, ítem que está entre os indicadores pesquisados, a cidade de Marizópolis, sertão da Paraíba, encontra-se entre as dez melhores, conforme publicação do site Polêmica Paraíba de acordo com os dados do IPS.
Entre as melhores, Marizópolis obteve 70,99 pontos ficando à frente de cidades litoraneas como Conde (70,18) e Lucena (69,42) e abaixo, por exemplo, de João Pessoa (78,38), Campina Grande (72,68) e Patos (72,33).
A metodologia do IPS para calcular a nota de Acesso à Informação e Comunicação avalia quatro pontos em cada cidade: a cobertura da rede de internet móvel 4G/5G, a densidade de internet de banda larga fixa, a densidade de telefonia móvel e a qualidade da internet móvel. A metodologia utilizada pelo IPS pode ser conferida clicando aqui.
Na Paraíba, a capital João Pessoa somou 78,38 pontos nessa temática, ficando na melhor posição do estado da avaliação do IPS. Do outro lado, Barra de São Miguel foi a pior avaliada, com 32,49.
Com Polêmica Paraíba