Sousa: Vereadora eleita Amanda Silveira fala sobre os desafios da campanha, vitória, expectativas para o mandato e presidência

Amanda Silveira (PSB) iniciou 2024 na condição de secretária de Saúde de Sousa, coroando uma gestão após sete anos e três meses, para culminar este mesmo ano já dona de um mandato na Câmara Municipal de Sousa com o respaldo da segunda maior votação do pleito (2.664 votos). Um repertório para poucos. E em si tratando de uma estreante, mais ainda.

Sem tempo para comemorar a vitória e já fechando a mala para o retorno de um compomisso funcional, ela que é enfermeira efetiva, Amanda Silveira prestou entrevista, nesta quarta-feira, 09, ao programa Progresso Agora, da rádio Progresso FM de Sousa. Falou da trajetória árdua da campanha, agradeceu sua votação e focou no que pretende já defender nos primeiros dias de 2025 no Legislativo sousense.

A campanha

“O prefeito Fábio Tyrone me convocou, posso até assim dizer, para que eu defendesse uma candidatura de vereadora. Confesso que ao ingressar na secretaria de Saúde jamais pensei nisso. Conversei com meus familiares, que a princípio, estavam arrédios, mas após convencê-los fui à luta. Uma campanha não é fácil, em especial para quem é estreante. Mas, admito que quando você tem uma boa retaguarda, quando você tem a família, os amigos, fica mais fácil conquistar o carinho e o respeito dos eleitores…Acredito que o momento mais difícil foi derrubar o quanto antes os fake news. Porque à medida que nós tínhamos que se lançar atras dos votos, vez por outra tínhamos que dá uma resposta com a verdade às mentiras e aos boatos. Mas, passamos também por isso. Até porque fizemos uma campanha da nossa parte leve, respeitosa e sem agressões de nenhuma natureza a quem quer que seja. E olha que tinha motivos, porém, não fiz… Nosso maior adversário era o tempo. Nossa maior necessidade, encurtar o espaço entre nós e a população”.

Mágoas

“Não! Pode ter certeza. Nenhum sentimento odiente de minha parte a ninguém. Primeiro, porque não tinha tempo para pensar nisso. Eu precisava estar focada na campanha… Depois? Também não! Deus é que tem que julgar a quem tentou me fazer o mal. Digo tentou, porque repito nada funcinou como barreira para que eu parasse, para que eu desistisse. Pelo contrário, os obstáculos me serviam de combustível para que eu continuasse. E ao final, estou eu aqui falando sobre vitórias para muitos que acreditaram e para uns poucos que não”.

Agradecimentos

“Ao prefeito Fábio Tyrone. A Heldinho (Heder Carvalho prefeito eleito), aos colegas que deixei na administração, a todos da minha família, aos amigos. Aos meus eleitores e até aqueles que embora já tivessem um compromisso me abordavam e me desejavam mesmo assim sucesso. E confesso. Como é bom o reconhecimento. A gente só sabe muito mais sobre coisas e principalmente sobre pessoas quando a gente deixa cargo. Digo isso, não porque como secretária de Saúde eu não tinha tempo para as pessoas. Até porque a função me dava a oportunidade de me envolver com pessoas. Me refiro ao fato de ter mais tempo de ouvir as pessoas e assim saber mais sobre elas. De ouvir histórias de pessoas que foram bem acolhidas na nosa secretaria (Saúde) e por fazer tempo não lembrava mais. De saber como as pessoas vivem, aonde vivem, suas necessidades, frustações, alegrias e sonhos. Independente do resultado de uma campanha acredito que o que fica é isso. O fato de você ter tido a oportunidade de estar muito mais próximo do povo…A quem me dedicou um voto, ainda que seja um voto, meu carinho, meus agradecimentos e a certeza que todos vocês estarão bem reprentados por mim. Muito obrigada”.

O que virá a partir de janeiro

“O fato de vir da saúde, antes de ser secretária eu sou enfermeira, é até natural que as minhas ações estejam pautadas para o setor de saúde. Porém, como mulher, estou incumbida também de buscar fazer o melhor para que a mulher tenha uma posição de respeito e de reconhecimento na sociedade sousense. Estou convicta que é isso que o público feminino espera de mim e elas (as mulheres) terão a resposta. A causa animal será uma prerrogativa do meu mandato. Mas, também estaremos com as portas do nosso gabinete abertas a outras demandas do povo. Por exemplo, um atenção maior às comunidades rurais coisa que ja faziamos também enquanto secretária”.

Presidência da Câmara

“Todo vereador eleito e reeleito tem o direito de sonhar com a presidência da Câmara. Eu estou nessa relação (risos). Contudo, não podemos, e eu me propõe a isso, inclusive, antecipo, transformar essa discussão numa tempestade. Precisamos sim, conduzí-la com tranquilidade e levá-la à mesa de negociações onde todos possam falar e ouvir de forma transparente e republicana. Sem estresse, sem ataques, sem discórdia. Até porque já passamos por momentos nada agradáveis e que até hoje refletem de forma negativa para alguns, e assim tenho convicção de não temos o direito de ressussictar esse passado de discórdia. Confesso, vislumbro essa oportunidade de ser presidente da Câmara de Sousa, seria a primeira mulher, mas, assim o faço com os pé no chão e respeitando o desejo dos outros…Mais sobre esse assunto vamos aguardar o momento certo.. Vale ressaltar que este é um assunto do interesse do prefeito Heldinho. Temos que ouví-lo também”.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida