Filhos ilustres: Rita de Cássia e Murilo Som recebem títulos de cidadania sousense

A noite da última quinta-feira, 14, aliás, noite da “*Superlua”, foi testemunha de uma prestigiada sessão solene quando da ocasião se outorgaram os títulos de cidadão à cabeleireira Rita de Cássia Justino da Silva Ramalho, José Murilo Matos de Sá (Murilo Som) e Solangia Maria Leitão Marques.

O vereador Eugênio Rodrigues foi o autor da proposta das homenagens à Rita e Murilo. Já Novinho de Carlão, respaldou o título de Solangi.

Rita de Cássia

Natural de Coremas, no Vale do Piancó, Rita chegou a Sousa em 1991, inicialmente trabalhando como vendedora de acessórios, como perfumes e óculos. Com muito esforço e dedicação, ela conseguiu realizar o sonho de abrir seu próprio salão de beleza, destacando-se como uma empreendedora de sucesso no ramo e conquistando uma clientela fiel.

É casada com o radialista Benedito Ramalho, que atualmente trabalha na Rádio Progresso FM. Ruthany Justino Ramalho, é filha única do casal.

Murilo Som

José Murilo Matos de Sá, mais conhecido como Murilo Som, flamenguista de coração, nasceu em Lagoa de Pedra, Maranhão.

Murilo, desembarcou na Cidade Sorriso no ano de 1978, convidado por Joel Lunguinho, pai de Chico de Joel, ambos de saudosa memória. Em solo sousense, constituiu família. Casou-se com Pérpetua, filha de Chico de Joel, com quem teve os filhos Jorge Gadrian, Bruno e Eduardo. Em seu segundo e atual relacionamento, com Francisca Alves, os filhos Guilherme e Gabriel.

Há mais de quarenta anos Murilo Som segue uma rotina de trabalho na área da comunicação através de seus carros volantes. Ainda que a arte da comunicação de massa esteja ligada à tecnologia nem a internet foi capaz de inibir ou impedir que Murilo desenvolvesse com competência a capacidade de se comunicar ou levar sua mensagem à população de Sousa, todos os dias.

Solangia Marques

Tia do vereador e presidente da Câmara Municipal Novinho de Carlão, Solangia Maria Leitão Marques é natural de Floriano, estado do Piaui.

Solangia pisou pela primeira vez na terra de Bento Freirea em 1972, com apenas 14 anos, acompanhada de seus pais e cinco irmãos. Contraiu matrimônio com Sales Marques, tio de Novinho. “Solangia é merecedora do título devido aos seus importantes serviços prestados à comunidade sousense como servidora pública, mas acima de tudo como esposa exemplar e mãe dedicada”.

Ela mãe de George Petrúcio, Petrochelle, Jaqueline, Jackson e Thomas Marques.

*Superlua

Em novembro, a Lua chegou ao perigeu nesta quinta-feira (14), às 8h15, de acordo com o guia de observação InTheSky.org Na noite de quinta, ficou visivelmente mais irradiante. Ela ficou totalmente cheia quase 34 horas mais tarde, às 18h28 desta sexta-feira, 15. As Superluas ocorrem quando uma Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.

Embora existam definições diferentes para isso, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já costuma ser considerada uma Superlua. O nosso satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no perigeu do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu. O fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de maneira consecutiva.

Com PortalNotícia Já/Paulo Pereira e Jr Bezerra

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida