Áudio: Cantora sousense Diana do Sertão se emociona ao falar de Silvio Santos: “Foi ele que me deu esse nome”

Para quem acredita em coincidência que seja. Para quem considera destino maxima venia. Mas, a verdade é que o apresentador Silvio Santos e a cantora sousense Diana do Sertão tem uma conexão a se levar em consideração.

No final da década de 80, já em São Paulo, iniciando a carreiara de cantora, Diana venceu o tão propalado programa das noites de domingo da TV brasileira – o Show de Calouros apresentado por Silvo Santos no SBT. Não só venceu, mas de lá saiu batizada com nome artístico de Diana do Sertão.

Pois bem, no extado momento em que se anunciava a morte do apresentador, Diana do Sertão concedia uma entrevista ao vivo no programa Gente Que Faz Sucesso deste sábado, 17, na rádio Progresso FM de Sousa, Paraíba, terra natal da cantora, quando sofreu o impacto da notícia. No roteiro das perguntas estava a conquista do Show de Calouros a se mencionar dentro de um clima mais ameno e de descontração como era peculiar a Silvio, mas quando o apresentador (Jucélio Almeida) relacionou os fatos em meio a melancolia do momento Diana não se conteve e falou em lágrimas da convivência de meses com Silvio Santos.

“Há alguns dias em até orei pela saúde dele. Por Silvio tenho muita gratidão…Lembro bem que antes de começar o programa ele visitava todos os camarins e ao entrar no meu ele percebeu que eu tinha um jeito diferente das outras cantoras a partir da roupa que eu vistia. Minhas concorrentes estavam de vestidos longos, sandálias altas, enquanto eu estava lá de jaqueta de couro e botas. E ai ele pergunta você é de onde? Sou da Paraíba, lá do sertão. Sou Diana do Sertão. E ele responde, gostei do nome e manda a produção me chamar a partir dali de Diana do Sertão. Essa é uma herança que em vou carragar pelo resto da vida. Houve momentos em até que sugeriram a mudança do nome, mas disse não. Porque quem me deu esse nome é uma pessoa que sabe e conhece de sucesso e eu vou carregar esse nome até enquanto estiver cantando”, disse Diana.

Coincidência ou destino, a verdade é que Diana do Sertão esteve em interação com Silvio Santos no princípio e no final dividindo o mesmo cenário. Ou seja, programas na TV e no rádio. Estava escrito.

Silvio Santos na apresnetação do seu programa dominical no SBT

A morte

O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado, 17. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular na capital desde o início do mês.

O apresentador foi o maior comunicador da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.

Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.

O sepuktamento de Silvio Santos foi num cemitério judaico reservado a familiares e amigos

Sepultamento

O corpo do apresentador Silvio Santos foi enterrado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, Zona Oeste de São Paulo, em uma cerimônia judaica reservada para amigos e familiares.

Segundo a assessoria do SBT, o sepultamento foi realizado no começo da manhã e terminou por volta das 9h.

Em uma nota divulgada pela família, Silvio havia pedido para ser levado direto ao cemitério, sem velório aberto ao público, para ‘ser lembrado com alegria’.

Uma placa explicando a despedida discreta e pedindo a compreensão de todos foi colocada na frente do cemitério aos fãs.

Diana do Sertão em apresnetaçã na casa de forró Canto da Ema, SP

Histórico de Diana do Sertão

Ela nunca escondeu sua vocação pela música. Isso desde muito cedo já cantava. Para ser mais preciso, aos 8 anos sempre levava pra casa o troféu da melhor cantora mirim nos memoráveis Domingos Alegres, na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, sua terra natal.

A sua perfomance de cantora logo despertou interesse dos empresários da época. Tanto que aos 14 anos, após permissão dos pais, foi a cantora oficial da orquestra Zimbo Carnavalesca.

De longe, o sanfoneiro Flávio José soube do talento daquela garota e lá de Monteiro se deslocou a Sousa e só voltaria para a terra dos músicos se ela fosse com ele pra assinar contrato com a banda os Tropicais que à época dividia os palcos da Paraíba e Nordeste com a Banda Magníficos, em princípio de carreira. Em Aracajú, Sergipe, por dois anos consecutivos se apresentando com os Trocicais foi eleita a melhor cantora de carnaval do Nordeste. Lá em Monteiro conheceu Luiz Gonzaga. Aquela jovem encantou tanto o Rei do Baião que não lhe restou outra coisa senão lhe aconselhar a batalhar por sua carreira na Terra da Garoa, São Paulo.

Em São Paulo, esteve na Rede Birosca da cantora Lilian Gonçalves, fez shows nos principais teatros, mas foi no SBT ao lado do ícone da TV brasileira, Silvio Santos, que ela se projetou para o Brasil quando venceu o famoso Show de Calouros. Programa dominical de maior repercussão no país na época.

Depois de um hiato na carreira, em 2019, ela volta acesa, feito uma pimentinha, no seguimento forró, já com o nome de batismo decretado por Silvio Santos: Diana do Sertão. Naquele ano gravou o single “Amar é bom Demais”, do compsitor sousense Raul Marques.

Diana do Sertão em dueto com Elba Ramalho ca sa de forró Canto da Ema, SP

Em 2023 lancou o EP “Sou Diana do Sertão”, com participação em composições de Robertinha do Recife (filha do Guitarrista Robertinho do Recife) e de Adriana BB.

Marca registrada do seu talento o forró, o que não deixa de ser uma defesa inegociável das tradições da região natal, o Nordeste, Diana do Sertão com sua banda, faz shows de janeiro a janeiro, sem arredá o pé e nem perder a voz, nos principais estados do Sul e Sudeste do país como Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até na Bahia. Quem vai a São Paulo vai dançar forró com Diana sempre na casa de Show Canto da Ema, com quem fez um dueto recentemente com a cantora Elba Ramalho.

Ainda este ano ela dará mais um passo na sua carreira. Vem por ai novidades. Diana do Sertão, inicia a produção de mais um EP. Aguardemos.

Áudio de Diana do Sertão

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida