Áudio: Procon de Sousa notifica comércio de venda de garrafões de água mineral

A Coordenadora do Procon Municipal, Priscilla Alves, prestou entrevista nesta segunda-feira, 20, ao Progresso Agora, da Progresso FM, e destacou que o órgão está notificando os comércos da cidade que vendem garrafões de água mineral diante de uma denúncia, segundo ela, de prática abusiva.

Priscilla Alves informou que há dias o Procon vem sendo alertado por consumidores que não estão conseguindo comprar água mineral se o garrafão não estiver com a data de vencimento igual aquela que está no recipiente que o comércio eferece.

“Os consumdores estão indo comprar garrafões de água e a eles estão sendo negado caso o vasilhame não seja aquele do ano em que eles tenham o garrafão cheio. Por exemplo: Eu tenho um garrafão de 2023, mas não consigo realizar uma compra porque naquele estabelecimento só tem garrafão de 2024, 2025. E se eu não estiver com o vasilhame com datas referentes a estes anos em não compro a água. E isso é uma prática ilegal e abusiva”, disse Priscilla.

Priscilla Alves, Coordenadora do Pronco de Sousa

Segunda a Coordenadora do Procon os estabelecimentos que forem notificados terão 48 horas para se adequarem a venda de garrafão com água mineral independente do ano, sob pena de sanções.

Para Priscilla não é da competência do consumidor a retirada de circulação de garrafões com data de validade vencida:

“A retirada do garrafão vencido do mercado não cabe ao consumidor. Até porque o comércio não é de garrafão, mas de água. O consumidor compra a água e não o vasilhame que é apenas a embalagem”. E continuou:

“E aqui fica o alerta: você que compra água mineral, e são muitos, fiquem atentos a essa prática abusiva e no caso de verificar essa ilegalidade informe ao Procon para que adotemos as medidas cabíveis. Lembro que não precisa se identificar”.

Áudio Priscilla Alves

Notificação

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida