Botafogo/PB deve se transformar em SAF

O Botafogo-PB segue avançando nas tratativas para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O advogado e ex-presidente do clube Alexandre Cavalcanti falou com o Jornal A União e explicou como estão as negociações para o clube deixar de ser uma associação e virar empresa.

Ele participou da comissão criada para discutir a adequação do estatuto social à Lei da SAF (Lei no 14.193/2021). A nova legislação possibilita transformar uma entidade de associação civil sem fins lucrativos para empresarial, tornando-a uma SAF. Para isso, o Belo já atualizou seu regimento.

Treze

O Treze segue pelo mesmo caminho. A modificação estatutária é o primeiro passo para se tornar um clube empresa.  Galo convocou uma assembleia geral com todos os sócios-proprietários para discutir a reestruturação do seu estatuto com vistas a adequar o clube às mudanças exigidas pela Lei no 14.193/2021. A ideia é que, no futuro, propostas de transição para o modelo de gestão e governança baseados em SAF sejam avaliados pelo Conselho Deliberativo. O encontro acontecerá no dia 5 de junho nas dependências do Estádio Presidente Vargas, a partir das 19h.

O Botafogo já está em estado mais avançado de transformação. No último dia 20, no CT da Maravilha do Contorno, sócios e conselheiros do clube participaram de uma palestra ministrada por Fernando Ferreira, sócio-fundador da Pluri Consultoria. O profissional é especialista na área de gestão esportiva e tem coordenado o processo de transição para SAF em vários clubes do Brasil.

Com Jornal A União

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida