Decadência: Supermercado compra sede de uma das mais respeitadas equipe de futebol da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou um procedimento administrativo para investigar a venda do estádio Mangabeirão, pertencente ao Auto Esporte Clube na capital João Pessoa, para a rede de supermercados Mateus. A investigação se concentra em torno da aprovação da transação por uma proposta que estaria abaixo do valor de mercado, levantando suspeitas sobre a transparência do processo.

De acordo com a portaria do MPPB, o promotor de Justiça Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega é responsável por apurar a conduta do presidente do conselho deliberativo do Auto Esporte Clube. Suspeitas foram levantadas após a nomeação do próprio filho do presidente para a presidência executiva do clube, o que levanta preocupações sobre a concentração de poder dentro de uma mesma família.

A polêmica transação teve início em março deste ano, quando os conselheiros do Auto Esporte aprovaram a proposta de venda do terreno que abriga o estádio Mangabeirão por um montante de R$ 25 milhões. A transação chamou atenção pelo fato do comprador ser o grupo de supermercados Mateus, com sede em São Luís, no estado do Maranhão.

O terreno em questão está estrategicamente localizado no bairro Jardim Cidade Universitária, uma das áreas mais valorizadas da capital paraibana. O Mangabeirão ocupa uma posição entre o Trevo das Mangabeiras e o Shopping Mangabeira, o que acrescenta importância ao negócio em vista da valorização imobiliária na região.

Histórico

Seis vezes campeão

O Auto Esporte Clube foi fundado, de fato, em 7 de novembro de 1936, por um grupo de taxistas que se concentravam na Praça do Relógio, hoje conhecido como “Ponto de Cem Reis”, no centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. No entanto, por motivos até então desconhecidos, seu aniversário é comemorado a cada 7 de Setembro. É o quarto maior vencedor do Campeonato Paraibano de Futebol entre os clubes ativos com seis títulos: 1939 (invicto), 1956, 1958, 1987, 1990 e 1992. É detentor também do título da Copa Paraíba de 2011.

A partir de 1938 o Auto Esporte passou a ter sede no antigo Sindicato dos Rodoviários no bairro de Jaguaribe, sob o comando do presidente Josaphat Fialho. O Estatuto do Sindicato foi alterado, para criar um Departamento de Futebol e, assim, amparar e influenciar o Clube. Ao decorrer das décadas, o Auto Esporte foi mudando de sede entre bairros da Capital até que desde o final da década de 1980 está sediado no bairro de Mangabeira.

Taça do Brasil

Em 1959, o Auto Esporte Clube tornou-se o primeiro clube paraibano a disputar uma competição nacional, a Taça Brasil, hoje reconhecida como Campeonato Brasileiro pela CBF. Conquistou o direito após de ter sido campeão paraibano do ano anterior (1958).

Copa do Brasil

Já no ano de 1993 foi o primeiro clube paraibano a vencer na Copa do Brasil ao derrotar o Paysandu por 2 a 1 no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida