Entrevista: Aldeone Abrantes diz que ver no Bragantino “um horizonte promissor”

Em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira, 17, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o tão aguardado sorteio para definir os confrontos entre as 32 equipes que chegaram a terceira fase da Copa do Brasil.

O Sousa Esporte Clube vai enfrentar mais uma vez uma equipe paulista em seu currículo, haja vista que nas semifinais da Série D de 2023 foi eliminado pela Ferroviária de Araraquara. O Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista, será o adversário do Dino. O primeiro jogo esta agendado para o dia 01 de maio no estádio O Marizão em Sousa.

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, em contato com o Blog Jucélio Almeida, frisou que viu no Bragantino uma possibilidade de ascensão de sua equipe.

O Bragantino atendeu as expectativas?

“Olha, eu disse antes do sorteio que pra mim, pra nós, ver o Sousa entre as 32 melhores equipes do país disputando um espaço na Copa do Brasil já era por demais gratificante. Segundo, que não dá pra escolher com quem vamos jogar. É um sorteio. E é com alegria que vejo o Bragantino na condição de nosso adversário. Eu só quero que os deuses do futebol façam a mesma coisa de antes, que nos dê as condições de passar por mais um grande adversário”.

O torcedor do Sousa na sua maioria esperava por um time de mais projeção nacional. Um Flamengo, Palmeiras, enfim.

“Sei que o torcedor imaginava uma grande equipe um Flamengo, um Palmeiras, um São Paulo, um Corinthians, mas é aquilo que disse antes não dá para afirmar com quem iamos jogar antes do sorteio. Se levarmos em consideração, por exemplo, o fator renda ter o Flamengo no Marizão seria excelente. Mas, enfim, não dá pra concorrer com a sorte. O Bragantino será o nosso adversário e eu digo ao torcedor que vai ter jogo. Pode esperar que vai ter jogo. E vamos com toda força buscar a classificação. Vejo um horizonte promissor”.

Aldeone Abrantes, presidente do Sousa

A classificação em cima do Cruzeiro seria uma inspiração?

“Claro. Não é só isso, mas dá pra se tirar lição. Quando o Cruzeiro ficou no nosso caminho poucos imaginavam que fossémos capaz. E nós derrotamos o maior vencedor da competição. O Rei de Copas. O Bragantino está no mesmo nível do Cruzeiro. Porque não, de novo!”.

O senhor disse que a equipe paulista lhe mostra um horizonte promissor. Como assim?

“Não dá pra esconder ou fazer de conta que enfrentar uma grande equipe como Plameiras e Flamengo nós teriamos chances reais de se classificar. Contra o Bragantino, com todo respeito, uma SAF, ganhou projeções nos últimos anos, mas dá sim para planejarmos uma classificação. As chances são reais. É uma equipe muita parecida com o Cruzeiro. O primeiro jogo é aqui. Se nós conseguirmos uma vitória vamos para Bragança confiante na classificação. É isso que eu chamo de horizonte promissor”.

O Sousa estréia na Série D contra a equipe do Iguatú do Ceará, dois dias antes de enfrentar o Bragantino. Dois jogos importantes muito próximos. Isso não pode atrapalhar o rendimento do Sousa?

“Verdade. Nós só teríamos um dia para descanso e outro para preparar a equipe contra o Bragantino. Muito difícil. Vamos levar essa situação para a CBF e tenho certeza que vamos conseguir antecipara para o sbaado, 27, o jogo contra o Iguatu”.

Calendário

A terceira fase da Copa do Brasil terá jogos de ida e volta, que serão disputados nas semanas de 1º e 22 de maio. Os mandos de campo foram sorteados em agrupamentos para evitar que times da mesma cidade joguem em casa na mesma data base.

Confrontos (times do lado direito decidem em casa)

Confronto 1: Operário-PR x Grêmio
Confronto 2: Bahia x Criciúma
Confronto 3: Sampaio Corrêa-MA x Fluminense
Confronto 4: Sousa-PB x Red Bull Bragantino
Confronto 5: Goiás x Cuiabá
Confronto 6: Botafogo x Vitória
Confronto 7: Fortaleza x Vasco
Confronto 8: Flamengo x Amazonas
Confronto 9: Águia de Marabá x São Paulo
Confronto 10: Palmeiras x Botafogo-SP
Confronto 11: Ypiranga-RS x Athletico-PR
Confronto 12: Internacional x Juventude
Confronto 13: CRB x Ceará
Confronto 14: América-RN x Corinthians
Confronto 15: Brusque-SC x Atlético-GO
Confronto 16: Atlético-MG x Sport

Empate como critério

Em caso de empate na soma dos dois resultados, a decisão da classificação sairá nos pênaltis. O gol fora de casa não é critério de desempate. A CBF também exige, a partir de agora, estádios com capacidade mínima de 10 mil torcedores para os jogos.

Ao fim da terceira fase, um novo sorteio será feito na sede da CBF para definir os confrontos das oitavas de final.

Os 32 clubes haviam sido distribuídos em dois potes antes do sorteio. Cada clube do pote 1 enfrenta um adversário do pote 2.

Potes 1 e 2

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.

Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida