Gerência Regional de Educação comemora o Ideb: São Francisco, Vieirópolis e Sousa se destacaram pela excelente colocação

Quando o assunto é educação e as pespectivas promissoras do setor a partir do fortalecimento de sua base, as notícias são bastantes animadoras para a 10ª Gerência Regional de Ensino. E tem um motivo.

As cidades que compreendem a gerência regional acima, quais sejam, Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Marizópolis, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada, obtiveram notas consideráveis em relação ao desempenho nas ações de educação de base.

Quem afirma a informação é o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgaram nesta quarta-feira, 14, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil.

As notáveis

As cidades da 10ª Gerência Regional de Ensino que se notabilizarão decorrente as excelentes notas foram: São Francisco (6.8), Vieirópolis (6.6) e Sousa (6.2).

Se comparado aos resultados de anos passados, o desta edição destaca o avanlo desses municpios avanços na 10ª Gerência Regional de Ensino, que abrange os municípios de Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Marizópolis, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.

Finalidades

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e se tornou um indicador fundamental para a educação brasileira. Ele combina o fluxo escolar e as médias de desempenho dos estudantes em avaliações padronizadas. O Ideb varia de 0 a 10, sendo uma ferramenta importante para o monitoramento e a definição de metas educacionais em todo o país.

A fórmula do Ideb busca equilibrar dois aspectos cruciais: o fluxo escolar, que avalia a taxa de aprovação dos alunos, e a qualidade do aprendizado, medida pelo desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Dessa forma, o índice oferece uma visão sintética da qualidade da educação, permitindo aos gestores identificar pontos fortes e fracos nos sistemas de ensino.

Notas dos municípios da 10ª Gerência Regional relacionadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021 > 2023):

Aparecida: 5.7 > 5.1
Lastro: 4.7 > 5.6
Marizópolis: 5.2 > 5.6
Nazarezinho: 5.0 > 5.9
Santa Cruz: 4.8 > 6.4
São Francisco: 6.5 > 6.8
São José da Lagoa Tapada: 5.0 > 5.7
Sousa: 5.8 > 6.2
Vieirópolis: 6.2 > 6.6

Anos Finais do Ensino Fundamental (2021 > 2023):

Aparecida: 4.6 > 4.7
Lastro: 4.5 > 4.5
Marizópolis: 4.8 > 5.0
Nazarezinho: 4.6 > 4.4
Santa Cruz: 4.8 > 4.6
São Francisco: 5.1 > 5.4
São José da Lagoa Tapada: 5.0 > 5.1
Sousa: 5.1 > 5.2
Vieirópolis: 4.9 > 5.6

Evolução

Como se percebe houve avanço substancial de um ano para o outro na educaão básica da grande maioria dos os municípios da 10ª Gerência Regional de Ensino.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida