Mais de meio milhão: Prefeitura do Lastro conquista recursos federais para a construção do CRAS

Buscando alternativas e ações que visem melhores condições de vida dos municípes por via, em especial, de conquistas na área de saúde, a Prefeitura Municipal de Lastro é contemplada com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, para construção de Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do município.

Os recursos empenhados à prefeitura sertaneja, no montante de R$ 534.800,00 (quinhentos e trinta quatro mil e oitocentos reais), são oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social e foi viabilizado através de emenda paramentar do senador Efraim Filho, líder do União Brasil no senado.

Segundo o prefeito Ataíde Diniz, a construção do CRAS é uma demonstração do compromisso da sua gestão com o desenvolvimento do Lastro e realização de ações para os que mais precisam de uma assistência social humanizada e prestativa.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público no qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está organizado por meio de uma rede de proteção social, que pode ser básica ou especial. As unidades que ofertam serviços e programas desse sistema descentralizado e participativo são chamados de CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Sua utilidade

Constituindo-se como uma referência para a comunidade, um espaço de convivência e a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS, o objetivo principal do CRAS é desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos.

A palavra-chave que define o centro de referência é a prevenção, pois é nesse equipamento que a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com vínculos familiares preservados, é atendida.

O que é oferecido no CRAS é diferente do que é ofertado aos usuários atendidos pela proteção social especial no CREAS, no qual os indivíduos se encontram em uma situação de risco pessoal ou social, em que seus direitos foram violados ou ameaçados. Blog Jucélio almeida c/ Debate PB.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida