Novembro Azul: Prefeitura de Lastro realiza evento alusivo à prevenção do câncer de Próstata

Seguindo o roteiro das ações na área de saúde voltadas para uma maior conscientização junto à população, a Prefeitura do Lastro, através da secretaria de Saúde, realizou na noite desta segunda-feira, 06, evento alusivo à prevenção de câncer de Próstata dentro da programação Novembro Azul. Este ano o encontro se deu no período noturno uma vez que boa parte dos homens trabalham durante o dia, principalmente os que residem na zona rural.

Com apresentação de palestras, tendo à frente o médico Rodrigo Aragão, no evento também se constatou a distribuição de brindes que atendeu o público masculino presente em sua grande maioria.

Para que a discussão, voltada para à prevenção da doença, alcançasse o maior número de pessoas, o prefeito Athaíde Diniz autorizou o transporte de todos os interessados através da frota municipal que se deslocou de todos as comunidades do município até o local do evento na praça principal da cidade.

Estiveram presentes além da secretária de Saúde, Bia Ferreira, os secretários de Educação, Esportes e Transportes, respectivamente, Danilo Barbosa, Josemar Celestino de Paula e Ítalo Dedé. O presidente da Câmara Municipal, Célio dos Correios e a vereadora Gilma Gonçalves tambem marcaram presenças.

Toda equipe da secretaria de Saúde do Lastro, Agentes de Saúde, não apenas evidenciaram esforços na realizaçao do evento como se fizeram presentes buscando pela propagação da mensagem junto aos homens de que á prevenção ainda é o melhor remédio para se evitar o câncer de Próstata doença que atinge uma parcela considerável dos homens brasileiros.

Novermbro Azul

É uma campanha realizada no mundo inteiro durante todo o mês de novembro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer é um fator de saúde pública mundial. De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida