Pandemia vs Economia. Empresários pedem a reabertura do comércio de Sousa

Pandemia vs Economia. Empresários pedem a reabertura do comércio de Sousa

Após carreata protagonizada por alguns empresários na tarde do último domingo, 24, quando os manifestantes se destinaram a residência do prefeito de Sousa Fábio Tyrone, o que mais se perguntou foi: “e a reação do Prefeito?”. Pois bem, conforme destacou o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sousa, Helder Carvalho, o prefeito Tyrone observou a manifestação com muita normalidade. Afirmando ainda ele que há uma pré-disposição da Prefeitura a continuar dialogando sobre possibilidades de reabertura do comércio com representantes do setor. “É difícil lhe dar com uma situação tão atípica como essa. De um lado ter que se dedicar a questão sanitária. Do outro, estar atento a situação do comércio local. Na última sexta-feira, 22, estivemos reunidos com o Procon, CDL, ACS e FCDL, além de outros representantes do comércio para estudar um plano de reabertura gradual e responsável do comércio. Vamos continuar discutindo até chegarmos a um consenso”. E, claro, buscando se adequar as normas de saúde”, disse Helder.

O Plano

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sousa, Raniery Resende da Nóbrega, estudos já estão sendo levantados junto às autoridades competentes, como Vigilância Sanitária, Procon e médicos, para que ainda esta semana um protocolo destacando todas as prerrogativas que viabilizem a reabertura do comércio seja entregue ao prefeito de Sousa. O Plano consiste em estabelecer horário de funcionamento, equipamentos para funcionários como luvas, máscaras, álcool fornecido também para a clientela, distanciamento, controle do fluxo de clientes e campanhas educativas. “Nós que representamos o comércio e a indústria de Sousa (CDL, FCDL e sindEmpresas) assumimos a responsabilidade de discutir o problema levando em conta não apenas o estado de quase falência da grande maioria do setor, mas também e, em especial, a prevenção à Covid 19. Queremos abrir, sem menosprezar as recomendações da saúde e, acima de tudo, apresentando uma proposta que seja viável do ponto de vista econômico e sanitário para os proprietários, funcionários de estabelecimentos e consumidores”, afirmou Raniery.

A Normativa de n 09 da Prefeitura Municipal de Sousa estará em vigência até a próxima sexta-feira, 29. A próxima já poderá vir com novidades. E, claro, os números que mapeiam a Covid 19 em Sousa mais uma vez devem ser levados em consideração.