Paraíba: Aparecida está entre as dez melhores cidades em inclusão social

A cidade de Aparecida, Sertão da Paraíba, está entre as dez melhores do Estado em inclusão social. Quem garante essa performance é o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), que traz os índices completos da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios brasileiros. A pesquisa avalia a qualidade de vida nas cidades a partir de 53 indicadores secundários e foi divulgado no início de julho deste ano.

Aparecida ocupa a 7ª colocação com 95,63 pontos.

Ainda na Paraíba, a capital João Pessoa somou 40,81 pontos, ficando entre as dez piores do estado. A mais bem pontuada na Paraíba foi Ouro Velho, com 97,06 pontos e a pior, Nova Floresta, com 28,73.

Brasil

Em termos comparativos, as três cidades mais bem avaliadas nesse critério no Brasil foram Iomerê-SC (99,15), Nossa Senhora Aparecida-SE (99,13) e Tenente Ananias-RN (99,03). Já do outro lado, as três piores foram Biquinhas-MG (1,64), Serra Azul de Minas-MG (1,63) e Tanabi-SP (1,34).

Metodologia de avaliação

A metodologia do IPS para calcular a nota de Inclusão Social avalia cinco pontos em cada cidade: paridade de gênero na Câmara Municipal, paridade de negros e pardos na Câmara Municipal, violência contra indígenas, violência contra mulheres e violência contra negros. A metodologia utilizada pelo IPS.

Os setores avaliados

Os indicadores secundários estão distribuídos nas áreas de Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-Estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolhas; Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida