As mensalidades das escolas particulares da Paraíba terão um aumento em 2024. É o que diz a estimativa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Paraíba (Sinepe-PB). A expectativa é de que a média paraibana suba entre 10 e 12%. Neste ano de 2023, o valor subiu em média 10%.
O presidente do sindicato, Odésio Medeiros, explicou que o aumento dependerá do quanto uma escola gastou no ano passado. Ou seja, se em 2023 a instituição fez mais investimentos, como por exemplo em equipamento e infraestrutura, o valor dos custos será diluído nas 12 mensalidades de cada estudante.
“Uma escola em Mangabeira, por exemplo, pode ser feito altos investimentos na escola: ter investido na parte de informática, palestras, cursos e etc. Uma escola no Intermares, por exemplo, talvez não precise, porque no ano passado ela já fez esse tipo de investimento”, sugeriu o presidente do Sinepe-PB, Odésio Medeiros.
Lembrando que as escolas vão definir seus índices de reajuste até 31 de outubro, com as redes de ensino divulgando o texto da proposta para o público, conforme determina o artigo 2o da Lei 9.870/1999. Apesar do aumento, o Sinepe-PB não acredita que aumentará a evasão de estudantes da privada para a pública, como ocorreu durante a pandemia.
MaisPB