Prefeitura de Marizópolis realiza evento para divulgação de “Busca Ativa Escolar e Vacinal”

Na última sexta-feira, 24, os setores da administração da Prefeitura de Marizópolis, Sertão paraibano, dentre eles as secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, além do Comitê Gestor Municipal do Selo UNICEF, estiveram reunidos na promoção do evento “Busca Ativa Escolar”, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da matrícula de crianças e adolescentes, a fim de reduzir a evasão escolar e garantir-lhes o amplo e sagrado direito à educação.

O encontro se deu no centro da cidade onde se verificou uma feira de projetos destacando ações desenvolvidas nas escolas, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, além de orientações de saúde pela Busca Ativa Vacinal e programas da Assistência Social que beneficiam crianças e adolescentes. 

O secretario de Educação Patrício Vasconcelos informou que Marizópolis foi um dos municípios da Paraíba que ultrapassou a meta do Busca Ativa Escolar em mais de 150% e que as matriculas para o ano letivo de 2024 já estão abertas. 

Mais uma escola

Lucas Braga anunciou a construção de mais uma sede escolar para atender alunos de 4 e 5 anos de idade, matriculados na Educação Infantil em tempo integral do município. O prefeito também destacou investimentos em equipamento de tecnologia 3D que servirá na aplicação de metodologias ativas em sala de aula das escolas da rede municipal de ensino. Além do mais, entregou equipamentos para compor os laboratórios de ciências do ensino fundamental. 

O que são?

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Busca Ativa Vacinal

Os usuários que apresentam vacinas “atrasadas”, ou seja, que não compareceram ao serviço de saúde na data programada. Nesse caso, o objetivo é realizar a busca ativa para que eles compareçam à UBS e regularizem a situação vacinal o mais rápido possível.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida