São João 2024: Prefeito Fábio Tyrone confirma Arraial do Coco no Largo da Estação

Uma das informações que chega como novidade à população de Sousa é sobre os festejos juninos a serem realizados no próximo ano. Conforme relatou o prefeito Fábio Tyrone na coletiva desta sexta-feira, 07, o Arraial do Coco, festa pública organizada pela Prefeitura e que tem como objetivo retratar nossa cultura, nossas tradições e raízes enquanto nordestinos, será realizado no Largo da Estação.

Tyrone destacou que há uma garantia por parte da empresa responsável pela construção da obra, Elizabete Gomes Construção e Incorporação EIRELI ME, do espaço, reservado a acomodar cerca de 80 mil pessoas, já está pronto em abril de 2024.

O prefeito fez referências elogiosas à área onde se realizou o Arraial do Coco, mas informou que o Largo da Estação vai se transformar no local apropriado e com toda a logística adequada à realização de grandes eventos a exemplo dos festejos juninos da cidade, que este ano nos quatro dias de realização comportou cerca de 140 mil pessoas. Somente no último dia, 55 mil presentes.

Área do complexo do Largo da Estação

“Lagoa da Estação Ferroviária” vai se iniciar na BR 230, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, passando pelo Bairro São José, José Lins do Rêgo, Frei Damião, chegando a Estação Ferroviária, dando acesso para a Lagoa dos Patos, encontrando com a Perimetral em construção pelo Governo do Estado.

Projeto: Área Central do Largo da Estação

O Projeto vai contemplar mais de 4 km de asfalto, percorrendo 06 bairros, 3,2 km de ciclovias, 12 quiosques, 03 Praças, a reforma dos prédios da estação ferroviária, e a plantação de árvores nativas ao longo de todo o percurso.

A primeira Praça será feita no Bairro São José com uma área de 1.265 m², 04 quiosques, Play Grand academia ao ar livre, bicicletário e áreas verdes. As linhas férreas serão preservadas em todo o percurso chegando até a Estação Ferroviária, de fora a resgatar e manter a história da cidade.

Ainda será construída uma rotatória que dará acesso à Rua Sinfroneo Nazaré dando melhor mobilidade urbana, além da ciclovia, por entender que as vias são servem apenas para carros e motos, também às pessoas que usam bicicletas, e andam a pé.

A segunda Praça que deverá ser construída conforme o Projeto será no Bairro da Estação, contemplando uma área de 3.335 m² com 06 quiosques, área contemplativa e ponte para os pedestres.

De acordo com a Arquiteta Rayanne Cassimiro, neste espaço foi-se preservado o declívio do terreno trazendo a importância da Estação Ferroviária para toda a Cidade, assim como as Pontes antigas por onde passava o trem foi-se preservado tudo isso para resgar a história da vida urbana do Município.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida