No corrente ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação implantou sistema de Escola em Tempo Integral em duas unidades localizadas na zona rural, a Emeif João Batista Campos, no distrito de Bom Jesus e Emeif Joaquim Pereira Lima, no Sítio Cacaré. Ambas as escolas já estão funcionando na sua integralidade.
A implantação do Programa Escola em Tempo Integral com atividades complementares pela Secretaria Municipal de São José de Piranhas em escolas urbanas do município, a exemplo da EMEF Antônio Lacerda Neto, concretizou a proposta realizando aula inaugural com atividades do Esporte, que serão realizadas no Ginásio de Esporte Municipal deste município.
Na oportunidade se fizeram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, visto que nossa secretária Fabiana Inácio estava participando de Fórum Regional Nordeste realizado pela UNDIME, a equipe gestora da escola, Maria Ednubia Vieira da Silva, Aedilana Maria Lacerda e Vasconcelos, a coordenadora Pedagógica Gisely Vieira e a Secretária da escola Daniele, acompanhadas do Professor de Ed. Física, Luciano Lacerda de Sousa e a monitora esportiva, Laiza Pereira de Almeida e outros representantes do NUCA ( Núcleo de Cidadania de Adolescentes) e os alunos dos 6ºs e 7ºs anos da escola.
Na programação do evento houve a acolhida dos alunos, professores e colaboradores. Em seguida uma breve apresentação do Programa escola Integral na Escola, formação das equipes esportivas que entoaram juntas o Hino Nacional Brasileiro numa postura de honra e engajamento na ação, e uma breve demonstração das atividades esportivas que serão desenvolvidas na escola.
Vale salientar que o Programa Escola em Tempo Integral na Emeif Antônio Lacerda está oferecendo atividades complementares como oportunidade de desenvolver diferentes habilidades garantindo assim o desenvolvimento integral do aluno em todas as dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural, para tanto estão sendo aplicadas atividades de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, Informática, Atividades Esportivas e Música.
As aulas de Música serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que de forma intersetorial integra-se à proposta nesta atividade complementar.
Inicialmente foram inscritos cerca de 160 aluno, após aprovação dos pais e autorização devidamente regulamentada para participação dos estudantes nas atividades no contra turno escolar.
Essa iniciativa amplia o tempo de permanência dos alunos na escola, pois cumprirão uma jornada de 7h diárias segundo o atendimento em atividades oferecidas pela escola. Da avaliação do evento, ficou destacada a satisfação dos alunos em participar da Proposta.
Assessoria