blogjucelioalmeida@gmail.com

Unidos pela Vancina: Prefeitura de Santa Cruz ganha Câmara para armazenamento de medicamentos

Unidos pela Vancina: Prefeitura de Santa Cruz ganha Câmara para armazenamento de medicamentos

O município de Santa Cruz, no sertão da Paraíba, foi contemplado com uma câmara para armazenamento de medicamentos imunobiológicos e três caixas térmicas para manuseio deles.
Essa aquisição se deu através de um movimento chamado Unidos Pela Vacina (grupo firmado pela sociedade civil organizada), apadrinhados pelo Magazine Luiza (doadores das Câmaras) e Banco Safra (doadores das caixas térmicas).

O prefeito Paulo César destaca a ação como importante para implementar os trabalhos que são desenvolvidos pela SMS. “Toda parceria resulta sempre em desenvolvimento. Além de nosso investimento através de recursos próprios, as parcerias são extremamente relevantes”, disse o prefeito.

Medicamentos imunobiológicos

Os imunobiológicos são medicamentos modernos, que surgiram no final da década de 1990, revolucionando o tratamento de doenças autoimunes, desenvolvidos através de técnicas de biologia molecular e sistemas biológicos vivos (na maioria das vezes células cultivadas).

Eles consistem em anticorpos, portanto, possuem uma estrutura molecular complexa e agem em pontos específicos do sistema imunológico, levando a mecanismo de ativação ou redução da atividade das próprias células do sistema imune, combatendo processos inflamatórios autoimunes.

Essas medicações já são usadas em diversas doenças como artrite reumatóide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, psoríase, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, osteoporose, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Still, vasculites, asma, enxaqueca, câncer, etc.
Existem vários tipos de imunobiológicos, que podem ser usados por via intravenosa (aplicação na veia), ou via subcutânea (aplicação no tecido que fica embaixo da pele), e com frequências diferentes de administração.