Após suspensão de Gabigol, Flamengo vai recorrer à Suiça

Após o resultado que impôs ao jogador Gabigol do Flamengo uma suspensão de dois anos, o clube rubro-negro entrará com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão.

Segundo apurou a ESPN, será apresentado um recurso pela defesa do atleta, com apoio do Rubro-Negro ao tribunal europeu, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.

Caso aceite o recurso, a CAS marcará julgamento, que vai determinar se o gancho de Gabriel seguirá valendo ou será derrubado.

Cabe salientar, porém, que, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada;
  • A suspensão ser mantida até abril de 2025;
  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping.

De acordo com apuração da reportagem, o time carioca o estafe de Gabriel não veem o caso com otimismo, mas irão tentar a reversão na Suíça.

Entenda o caso

Gabigol foi suspenso com punição de dois anos por tentativa de fraude de exame antidoping surpresa realizado em 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. Como a punição passou a valor a partir da data (entenda abaixo) em que foi feita a visita dos técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ele está automaticamente proibido de treinar no CT e de participar de jogos pelo Flamengo.

Portanto, Gabigol não tem condições de jogo nem para as finais do Campeonato Carioca e nem para a estreia do Rubro-Negro na Libertadores, contra o Millonarios, no próximo dia 2.

Pena começa a ser cumprida a partir de 2023

Com dois anos de gancho – em punição que poderia chegar a quatro anos -, Gabigol pode jogar em abril de 2025 – ou seja, não em abril de 2026, o que aconteceria em caso da punição a partir desta segunda-feira – por questão técnica prevista no Código Brasileiro Antidopagem. A vice-presidente do Tribunal de Justiça Antidopagem, Selma Melo, explicou que o código estabelece o seguinte no inciso II do artigo 163 – o artigo que trata do início do período de suspensão:

“na hipótese de atrasos substanciais no procedimento de gestão de resultados e, quando demonstrado pelo atleta ou outra pessoa que não deu causa a tais atrasos, a ABCD ou o TJD-AD, conforme o caso, poderá estabelecer o início do período de suspensão:

I – na data de coleta da amostra;”

Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Compartilhar:
Jucélio Almeida

Jucélio Almeida